Novo exame permite diagnosticar cancro em apenas 3 horas e custa 50 euros

De acordo com os cientistas espanhóis responsáveis pela descoberta, há um novo exame que custa apenas 50 euros e permite diagnosticar cancro em 3 horas.

Novo exame permite diagnosticar cancro em apenas 3 horas e custa 50 euros

Um novo exame consegue diagnosticar cancro em menos de 3 horas e pode custar somente 50 euros. Foi criado por investigadores espanhóis e combina amostras biológicas com IA (Inteligência Artificial) para agilizar o processo.

Para ler depois
Vera Kolodzig rapa cabelo ao ex-namorado que tem cancro
O chef Ruben Maio foi diagnosticado com cancro e a ex-namorada Vera Kolodzig tem sido um dos principais pilares (… continue a ler aqui)

O exame – financiado pela Associação Espanhola Contra o Cancro – foi criado no Centro de Regulação Genética (CRG) de Barcelona. Esta nova ferramenta permite usar moléculas de ácido ribonucléico de transferência (tRNA) como biomarcadores, que conseguem diagnosticar a doença com mais rapidez e eficácia. Os cientistas publicaram o trabalho na respeitada revista Nature. “Antes, dependíamos de métodos separados menos informativos. Era um processo longo, de semanas, e custava milhares de euros para produzir o resultado. Em breve, teremos os resultados em poucas horas”, afirma a investigadora Morghan Lucas.

Os cientistas conseguiram, pela primeira vez, desenvolver um método para medir a abundância e as modificações do tRNA de forma simples, barata, de forma menos invasiva e com alta sensibilidade e especificidade. O método está a ser usado como base para desenvolver um novo kit de diagnóstico. Os investigadores trabalham agora para que os primeiros resultados da investigação sejam ampliados e o exame fique disponível para a população.

Como a Inteligência Artificial pode ajudar a diagnosticar cancro

O exame deteta cancro em apenas 3 horas e foi desenvolvido pelo grupo de investigação de Eva Novoa, no CRG de Barcelona. As pesquisas entram agora numa nova etapa, segundo a coordenação do estudo. “O Nano-tRNAseq é uma tecnologia de prova de conceito que abre caminho para o desenvolvimento de um método simples, barato e altamente preciso, que pode quantificar estas moléculas de forma não invasiva”, diz Eva Novoa.

Para a cientista, é necessário combinar esta tecnologia com inteligência artificial para aperfeiçoar os resultados. “O nosso objetivo é continuar a desenvolver esta tecnologia e combiná-la com ferramentas de inteligência artificial para determinar a malignidade de uma amostra biológica em menos de 3 horas e com um custo não superior a 50 euros por amostra”, afirma Eva Novoa.

Junte-se a nós no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS