Espera para doentes urgentes rondava as 12 horas no hospital de Loures

O tempo de espera para doentes urgentes ultrapassava, às 08:00 de hoje, as 12 horas no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, com uma lista de espera de mais de 52 pessoas.

Espera para doentes urgentes rondava as 12 horas no hospital de Loures

Os dados referem-se ao tempo médio de espera para atendimento nas últimas duas horas e o número de doentes apresentado é o das pessoas que se encontram atualmente a aguardar atendimento, após triagem.

Segundo os dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), consultados pela agência Lusa, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, o tempo médio de espera era de 11 horas e 22 minutos, com 36 doentes a aguardar atendimento (pulseira amarela).

Existiam ainda 28 doentes menos urgentes (pulseira verde), com um tempo de espera médio de 20 horas e 33 minutos.

Ainda na região de Lisboa e Vale o Tejo, o tempo médio de espera para doentes urgentes era de cinco horas no Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), onde 27 pessoas aguardavam atendimento. Já com pulseira verde, a média era semelhante com cinco horas e 33 minutos de espera (13 pessoas a aguardar).

No São José a espera ultrapassava as cinco horas e sete pessoas aguardavam atendimento, e no São Francisco Xavier, também em Lisboa, o tempo era de duas horas e 26 minutos (quatro pessoas à espera), enquanto no Garcia de Horta, em Almada, a espera era de uma hora e 57 minutos (16 pessoas).

No Grande Porto, no Hospital de São João a espera ultrapassava as duas horas e duas pessoas aguardavam atendimento, enquanto no Santo António não ia além da uma hora e 27 minutos (três pessoas à espera).

Nesta região, a situação mais crítica verificava-se no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, com uma espera de quase cinco horas, mas apenas duas pessoas aguardavam.

Já no Santos Silva, em Vila Nova de Gaia a espera para quem tem pulseira amarela era de duas horas e 28 minutos na urgência polivalente.

No Hospital Padre Américo, em Penafiel, a espera era de uma hora e 38 minutos, com duas pessoas à espera.

A triagem de Manchester, que permite avaliar o risco clínico do utente e atribuir um grau de prioridade, inclui cinco níveis: emergente (pulseira vermelha), muito urgente (laranja), urgente (amarelo), pouco urgente (verde) e não urgente (azul).

Nos casos de pulseira amarela, o primeiro atendimento não deve demorar mais de 60 minutos, e no caso da pulseira verde a recomendação é que não vá além de 120 minutos (duas horas).

PFT // SB

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS