Encontrados mortos cinco dos seis alpinistas desaparecidos nos Alpes suíços

Cinco dos seis alpinistas suíços desaparecidos desde sábado nos Alpes suíços foram encontrados mortos, anunciou hoje a polícia, que continua a procurar o último.

Encontrados mortos cinco dos seis alpinistas desaparecidos nos Alpes suíços

Embora as más condições meteorológicas tenham dificultado as operações de socorro, uma equipa foi finalmente enviada e “descobriu os corpos de cinco das seis pessoas dadas como desaparecidas”, na região de Tête Blanche, nos Alpes suíços, indicou, em comunicado, a polícia do cantão de Valais (sudoeste).

O grupo, composto por cidadãos suíços com idades entre os 21 e os 58 anos, tinha partido de Zermatt no sábado de manhã para chegar à aldeia de Arolla, a grande altitude, no mesmo dia.

Durante o fim de semana, uma tempestade nos Alpes do Sul e o perigo de avalanches impediram helicópteros e equipas de socorro de se aproximarem da zona durante muito tempo.

No domingo à noite, uma equipa de três socorristas e um polícia da unidade de montanha puderam ser transportados de helicóptero “para perto da cabana Dent Blanche”, declarou a polícia em comunicado.

“Por volta das 21:20 (20:20 de domingo em Lisboa), chegaram ao setor de Tête Blanche onde descobriram os corpos de cinco das seis pessoas dadas como desaparecidas”, acrescentou. A sexta pessoa ainda não foi localizado.

Cinco dos seis alpinistas são membros da mesma família. A polícia não divulgou as identidades dos corpos encontrados. Os serviços de emergência tinham sido alertados no sábado à tarde por um membro da família que devia ir buscar o grupo a Arolla, preocupado por os familiares não terem chegado ao local combinado.

Nos Alpes, as autoridades registaram rajadas de vento entre 110 e 150 quilómetros por hora (km/h), e até 190 km/h acima dos 1.800 metros. A polícia do Valais pediu máxima prudência durante os próximos dias, pois mesmo que o vento tenha abrandado, o perigo de avalanches persiste.

Impala Instagram


RELACIONADOS