Dois doces portugueses eleitos os melhores do mundo

Há 4 doces portugueses entre os 100 melhores do mundo e dois deles estão nos primeiros lugares no pódio do guia TasteAtlas. Descubra quais.

Dois doces portugueses eleitos os melhores do mundo

Os doces portugueses estão nas bocas do mundo e dois deles conquistaram, de forma especial, o paladar do juri do guia TasteAtlas. A pastelaria portuguesa destacou-se e conseguiu ter quatro bolos neste ranking entre os 100 melhores de todo o mundo. Sendo que dois deles ocupam os primeiros lugares no pódio.

Para ler depois
Este queijo português é o segundo melhor do mundo
Há um queijo português que foi reconhecido como o segundo melhor do mundo pelo site TasteAtlas (… continue a ler aqui)

O bolo português que conseguiu a proeza de estar na primeira posição é o pastel de Belém. A segunda, é ocupada pelo pastel de nata. Destaque ainda para a bola de Berlim, que conseguiu o 26.º lugar. O último doce nacional a constar nesta lista aparece na 94.ª posição e é o travesseiro de Sintra.

O top-10 conta ainda com a focaccia di recco col formaggio (Itália), kanelbulle (Suécia), banitsa with sirene (Bulgária), Gaziantep Baklavasi (Turquia), Trigona panoramatos (Grécia), croissant (França), Kunafah (Egito) e Bougatsa (Grécia), respetivamente.

O avaliação é feita conta com uma classificação de 0 a 5 estrelas, com o pastel de Belém a receber 4.9 e o pastel de Nata 4.8.

Pastel de Belém não é pastel de nata

O pastel de nata e o pastel de Belém são doces muito semelhantes, mas não são iguais. O pastel de Belém é antecessor do pastel de nata. A receita, que data de 1837 e terá sido elaborada pelos monges do mosteiro dos Jerónimos, é única e tem um segredo muito bem guardado.

A diferença entre estes dois doces conventuais está no facto de os pastéis de Belém serem apenas fabricados apenas na Antiga Confeitaria de Belém, em Lisboa. Todos os outros pastéis produzidos por outras confeitarias de Lisboa, resto do país e mundo, são chamados de pastéis de nata.

Foto de Nick Fewings na Unsplash

Impala Instagram


RELACIONADOS