Covid-19: Mais de 600 mil pessoas vacinadas em quatro dias

Mais de 600 mil pessoas foram vacinadas contra a covid-19 desde segunda-feira, anunciou a task force que coordena este processo, que voltou a receber relatos de “comportamentos menos corretos” de utentes nos centros de vacinação.

Covid-19: Mais de 600 mil pessoas vacinadas em quatro dias

Na quarta-feira “foram administradas cerca de 154.600 doses, estimando-se que hoje se alcance um valor semelhante”. “Desta forma, já foram vacinados, em Portugal continental, mais 600 mil utentes em apenas quatro dias”, adianta a estrutura responsável pela logística da vacinação. Segundo a task force, na segunda-feira cerca de 141.500 pessoas receberam a vacina contra a covid-19, na terça-feira o número subiu para os 155.600 e na quarta-feira foram administradas mais de 154.600 doses, o que, juntando aos números estimados de hoje, representa um total de mais de 600 mil inoculações.

“Apesar de alguns constrangimentos e perturbações e da inerente perda de qualidade do processo de vacinação nesta fase, a task force agradece o comportamento cívico, tolerante e responsável da esmagadora maioria dos utentes”, adiantou a estrutura liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo em comunicado. Apesar disso, continuam a chegar ao conhecimento da task force “relatos de comportamentos menos corretos de alguns utentes para com os muitos profissionais que se encontram nos diversos Centro de Vacinação Covid”.

“Por esta razão, volta-se a reforçar o apelo ao respeito e consideração pelos muitos profissionais que dão diariamente o seu melhor para garantir a segurança e qualidade do processo de vacinação”, reitera a mesma fonte. Portugal está a acelerar o ritmo de vacinação devido à rápida disseminação da variante Delta do coronavírus SARS COV-2, considerada mais transmissível e que já é a predominante no país, estando disponível as modalidades de agendamento por mensagem SMS e telefonema, de “casa aberta” sem marcação prévia e de antecipação da segunda dose da vacina da AstraZeneca.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.135 pessoas e foram registados 899.295 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde. A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia Brasil ou África do Sul.

Impala Instagram


RELACIONADOS