Confirmado foco de gripe das aves em Torres Vedras

A DGAV anunciou que foi detetado um foco de infeção pela gripe das aves numa exploração de galinhas reprodutoras em A-dos-Cunhados e Macieira, distrito de Lisboa, estando as medidas de controlo já a ser implementadas.

Confirmado foco de gripe das aves em Torres Vedras

A DGAV anunciou que foi detetado um foco de infeção pela gripe das aves numa exploração de galinhas reprodutoras em A-dos-Cunhados e Macieira, distrito de Lisboa, estando as medidas de controlo já a ser implementadas. “[…] Foi confirmado novo foco de infeção por vírus da gripe aviária numa exploração de cria e recria de galinhas reprodutoras na freguesia de A-dos-Cunhados e Macieira, Concelho de Torres Vedras”, lê-se uma nota divulgada pela Direção-Geral de Alimentação e veterinária (DGAV).

Já no dia 08 de fevereiro, tinha sido confirmado um foco de infeção nesta freguesia, numa exploração comercial de galinhas reprodutoras.

Animais infetados com gripe das aves vão ser abatidos

Segundo o mesmo documento, as medidas de controlo estão a ser implementadas e incluem a inspeção dos locais onde foi detetada a doença, abate dos animais infetados, bem como a notificação das explorações com aves nas zonas de proteção num raio de três quilómetros em redor do foco e de vigilância num raio de 10 quilómetros em redor do foco.

A DGAV voltou a apelar a todos os detentores de aves para que cumpram as medidas de biossegurança e boas práticas de produção avícola, reforçando também os procedimentos de higiene das instalações equipamentos e materiais. Por sua vez, a “notificação de qualquer suspeita deve ser realizada de forma imediata”, permitindo a adoção das medidas de controlo. A DGAV é um serviço central da administração direta do Estado, com autonomia administrativa.

Impala Instagram


RELACIONADOS