Cocaína suprime o sono e especialista explica porquê

Martin Preston, especialista em dependência do Private Rehab Center, na Delamere, explica como e por que é que a cocaína afeta o sono.

Cocaína suprime o sono e especialista explica porquê

A cocaína é uma substância altamente viciante que pode ter muitos efeitos prejudiciais no corpo e na mente, incluindo um impacto negativo no ciclo de sono de um indivíduo, levando à privação do sono, insónia e hipersonia. Martin Preston, especialista em dependência do Private Rehab Center, na Delamere, explica como e por que é que a cocaína afeta o sono e as implicações que ela pode ter para consumidores frequentes de drogas.

Para ler depois
Universidade de Coimbra desenvolve material substituto do plástico
Investigadores da Universidade de Coimbra desenvolvem substituto do plástico totalmente biodegradável e biocompatível com várias aplicações. Embalagens plásticas alimentares podem vir a ser substituídas por esta invenção (… continue a ler aqui)

Como a cocaína afeta o sono

“Como a cocaína é um estimulante, muitas vezes pode levar os consumidores a sentirem que não conseguem dormir ou que têm menos necessidade de dormir. Aqueles que abusam de cocaína e sofrem de dependência da substância notam muitas vezes um impacto significativo nos hábitos de sono”, explica Preston. “O uso de cocaína afeta todos os cinco estágios do sono, 1 e 2 (sono leve), 2 e 4 (sono profundo), que é um sono regenerativo que permite ao corpo reparar-se e 5 (sono REM), onde uma pessoa faz a maior parte do seu sono, sonhando, e é importante para a memória.

Fases 1 e 2

“A cocaína aumenta as quantidades de dopamina no cérebro e mantém o corpo alerta, dificultando o adormecer e impactando a primeira fase do sono.”

Fases 3 e 4

“Muitas vezes, os consumidores de cocaína não conseguem cair nesse período de sono profundo em que o corpo se regenera, o que pode ter um efeito prejudicial, pois o corpo não pode reparar tecidos, fortalecer os músculos ou melhorar o sistema imunológico.”

Estágio 5

“Por fim, os indivíduos que consomem cocaína têm o sono REM suprimido, que é o período em que uma pessoa geralmente sonha. Quando esse estágio do sono é afetado, o cérebro não consegue processar a memória adequadamente a partir do dia e o descanso ideal não pode ser alcançado.”

Por que a cocaína pode levar à insônia?

Estimulantes como a cocaína “aumentam o nível de dopamina no cérebro”, o que promove o estado de alerta e “faz com que a pessoa que a usa se sinta muito acordada”. É por isso que alguém que abusa de drogas por longos períodos tempo “desenvolve geralmente graves problemas de sono, como insónia”.

Consumidores de cocaína e a hipersonia

O uso excessivo de cocaína “também pode levar a que um indivíduo que sofre de hipersonia e insónia”. A hipersonia faz com que alguém “fique extremamente cansada ao longo do dia e não seja revigorada pelo sono”. “Isto pode resultar muitas vezes num impacto negativo na consciência mental e no estado de alerta da pessoa.”

Impala Instagram


RELACIONADOS