Cientista de renome partilha foto de estrela que afinal era… um chouriço

Étienne Klein escreveu nas redes sociais que imagem tinha sido captada pelo Telescópio Espacial James Webb.

Cientista de renome partilha foto de estrela que afinal era... um chouriço

O famoso físico e filósofo francês Étienne Klein foi obrigado a pedir desculpa por uma piada que fez nas redes sociais e que não foi entendida por todos os internautas. O cientista publicou uma fotografia do que dizia ser uma estrela, captada pelo Telescópio Espacial James Webb, da NASA. Afinal, a imagem era de uma rodela de chouriço. “Fotografia da Proxima Centauri, a estrela mais perto do Sol, localizada a 4,2 anos-luz de nós. Acabou de ser tirada pelo JWST [James Webb Space Telescope. O nível de detalhe… Um novo mundo é revelado dia após dia”, escreveu o também diretor de investigação da Comissão Francesa de Energia Atómica.

A piada estaria no facto de a imagem de uma rodela de chouriço poder parecer uma bola de energia, em tudo semelhante a uma estrela, com tempestades solares na superfície. Comparada com as fotografias espaciais do sol, tiradas pelo observatório da NASA, as semelhanças saltam à vista. Mas acontece que nem todos os internautas perceberam a ironia por de trás do texto e da imagem partilhada pelo físico e acharam mesmo que se tratava de uma fotografia de uma estrela num sistema solar próximo do nosso. “Isto é um passo enorme” e “não consigo perceber se é uma brincadeira ou se a Proxima é mesmo parecida com um chouriço”, lê-se nos comentários.

«Nenhum objeto pertencente à categoria de charcutaria espanhola»

Depois de alguns utilizadores ‘denunciarem’ a piada, começaram as críticas: “Isto vindo de um diretor de investigação científica é muito inapropriado, sem especificar desde o primeiro tweet que é uma informação falsa, e sabendo a velocidade a que as informações falsas se espalham”, lamenta um seguidor. O cientista francês acabou por ceder às críticas e pedir desculpa pela brincadeira, justificando que o objetivo era levar as pessoas a questionar as informações e imagens que recebem e não apenas aceitarem-nas só porque vêm de pessoas em posições de autoridade.

“No seguimento de alguns comentários, vejo-me obrigado a clarificar que este tweet a mostrar uma alegada imagem de Proxima Centauri foi uma piada. Que aprendamos a ter atenção aos argumentos que nos chegam de autoridades, tanto quanto à espontânea eloquência de algumas imagens. Segundo a cosmologia contemporânea, nenhum objeto pertencente à categoria de charcutaria espanhola existe em lado algum senão na Terra”, explicou o físico na sua página oficial do Twitter. “Vim apresentar as minhas desculpas a todos aqueles que ficaram chocados com a minha partida, que não teve nada de original”, termina Étienne Klein, classificando o episódio como “uma piada de cientistas”.

Impala Instagram


RELACIONADOS