Cerca de 300 garimpeiros ilegais apanhados em mina moçambicanas vandalizam lojas

Cerca de 300 garimpeiros artesanais apanhados em atividades ilegais numa mina em Mogovolas, província de Nampula, norte de Moçambique, retaliaram com a vandalização de mais de uma dezena de lojas, com quatro detenções.

Cerca de 300 garimpeiros ilegais apanhados em mina moçambicanas vandalizam lojas

Nampula, Moçambique, 20 mai 2025 (Lusa) – Cerca de 300 garimpeiros artesanais apanhados em atividades ilegais numa mina em Mogovolas, província de Nampula, norte de Moçambique, retaliaram com a vandalização de mais de uma dezena de lojas, com quatro detenções, confirmou hoje fonte oficial.

“Estamos a falar de cerca de 300 garimpeiros que acabaram por vandalizar uma mina na zona de Marraka. Os proprietários, de nacionalidade estrangeira, pediram reforço policial, para retirar aqueles garimpeiros ilegais”, descreveu à Lusa o administrador de Mogovolas, Emanuel Impissa.

Chamada ao local, em Naholoco, no posto administrativo de Luluti, elementos da Polícia da República de Moçambique realizaram quatro detenções, enquanto os restantes membros do grupo avançaram para o saque de espaços comerciais na zona da mina de extração de turmalinas (pedras preciosas), dos mesmos proprietários, “em jeito de retaliação”, partindo depois em “debandada”, acrescentou o administrador.

“Por enquanto temos registadas 12 lojas de agentes económicos [vandalizadas], três viaturas que também foram vandalizadas”, apontou ainda Emanuel Impissa.

De acordo com o administrador do distrito de Mogovolas, a prioridade das autoridades passa por recuperar os bens saqueados, numa altura que vários estrangeiros acabaram por sair da área da mina, fechando os seus negócios.

“As pessoas que tinham tudo ao seu redor vão passar a ter de ir noutros cantos para adquirir produtos de primeira necessidade. É algo repudiável, repugnável”, conclui Impissa, apelando à pacificação na localidade.

PVJ/AYF // ANP

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS