Casa Museu Anne Frank em Amesterdão reabre após remodelação

A Casa Museu Anne Frank, em Amesterdão, reabriu hoje após uma remodelação que durou dois anos e que fica marcada pela ampliação das instalações.

Casa Museu Anne Frank em Amesterdão reabre após remodelação

A Casa Museu Anne Frank, em Amesterdão, reabriu hoje após uma remodelação que durou dois anos e que fica marcada pela ampliação das instalações.

LEIA MAIS: Cultura portuguesa dá-se a conhecer na Feira do Livro de Guadalajara

A história da adolescente judia ficou eternizada num diário que se tornou um best-seller mundial depois da sua morte num campo de concentração nazi, em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. Durante mais de dois anos, a adolescente e a família viveram escondidos num anexo de um edifício em Amesterdão onde o pai de Anne, Otto Frank, também tinha um negócio. O diário da adolescente foi escrito durante esse período.

Esse edifício é hoje a Casa Museu Anne Frank, um dos locais mais visitados de Amesterdão, que a partir desta quinta-feira tem uma estrutura remodelada, nomeadamente nas zonas de entrada e de saída, com o objetivo de ter uma melhor gestão das habituais longas filas de visitantes registadas junto ao museu.

«O interesse na história de vida de Anne Frank não diminuiu. Muitos dos nossos visitantes têm menos de 25 anos e são de fora da Europa. Por isso, é importante aprofundar o contexto histórico e os antecedentes da sua história de vida no museu», referiu a administração num comunicado citado pelas agências internacionais.

Trabalhos de remodelação

Os trabalhos de remodelação consistiram, entre outros aspetos, na criação e na ampliação de uma zona de bengaleiro, de uma área educacional e de uma sala de receção.

O sistema de venda de bilhetes para o museu também foi reformulado. Agora, 80% dos ingressos serão colocados à venda com dois meses de antecedência e só podem ser adquiridos via Internet. Os restantes 20% estarão disponíveis um dia antes.

O anexo secreto onde Anne Frank e a sua família estiveram escondidos mantém o seu caráter autêntico, mas a remodelação do museu permitiu adicionar mais conteúdos visuais ao local. Por exemplo, tem mais conteúdos de contexto histórico e mais informações sobre cada pessoa que viveu naquele esconderijo.

A inauguração das novas instalações da Casa Museu Anne Frank foi presidida pelo rei Guilherme da Holanda, que esteve acompanhado por um grupo de jovens de entre os 16 e os 20 anos, que colaboram com o museu num trabalho de consciencialização contra o preconceito e a discriminação.

 

LEIA MAIS: Previsão do tempo para sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais

 

Impala Instagram


RELACIONADOS