Cão mais velho do mundo é português e chama-se Bobi

Bobi é, não só o (atual) cão mais velho do mundo, mas também o cão mais velho do mundo de sempre.

Cão mais velho do mundo é português e chama-se Bobi

Duas semanas depois da morte do chihuahua de 23 anos, classificado pelo Guinness World Records como o cão mais velho do mundo, a entidade acaba de emendar a informação e atribuir o título a outro patudo. Chama-se Bobi, tem 30 anos e é… português.

Bobi nasceu em 11 de maio de 1992 e é, não só o (atual) cão mais velho do mundo, mas também o cão mais velho do mundo de sempre, batendo o recorde de Bluey, um canídeo australiano que viveu entre 1910 e 1939 e que morreu com 29 anos e cinco meses de idade. Este rafeiro-do-Alentejo vive em Conqueiros, no concelho de Leiria, com a família Costa.

Segundo o Livro do Guinness, os irmão de Bobi foram retirados à mãe, Gira, depois de terem nascido num barracão junto à casa dos donos. Como não podiam ter mais animais, os donos da cadela retiraram-lhe os três filhotes, mas não se aperceberam de que um quarto ficara para trás. Esse quarto patudo é Bobi.

Leonel Costa tinha 8 anos quando Bobi nasceu

Leonel Costa tinha 8 anos na altura em que ele e os irmãos se aperceberam que a cadela Gira continua a visitar o barracão mesmo depois de os pais lhe terem tirado os cachorros. Foi aí que a seguiram e acabaram por encontrar Bobi. Guardaram segredo e, algum tempo mais tarde, o pequeno animal acabou por ser acolhido. Trinta anos depois, Bobi continua vivo e feliz.

O dono, Leonel, acredita que o segredo da sua longevidade está no facto deste viver em liberdade, ser bem alimentado e ser muito amado por todos. Bobi é um animal muito sociável, mas menos aventureiro do que quando era jovem. Leonel diz que o patudo passa os dias no quintal a conviver com os gatos, uma vez que a idade lhe trouxe algumas dificuldades de movimentação e perda de visão.

 

Para ler depois
Estas são as raças de cães mais burras
Um grupo de cientistas da Universidade da Helsínquia, capital da Finlândia, procurou responder à pergunta: qual é a raça de cães mais burra? E a mais inteligente? Assim, reuniram mil cães (…continue  a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS