Bebé Matilde regressa à sala de operações

A pequena Matilde vai ser submetida a uma nova cirurgia. Estado de saúde agrava-se após melhorias fruto do medicamento Zolgensma.

Bebé Matilde regressa à sala de operações

Quando tudo parecia correr de feição, após ter sido administrado o Zolgensma na pequena Matilde, que sofre de Atrofia Muscular Espinhal, Tipo I, a família da bebé foi abalada por novo drama.

LEIA DEPOIS
Bebé belga que sofre da mesma doença que Matilde gera onda de solidariedade

O estado de saúde da menina agravou-se e os pais divulgaram, na noite de 12 de setembro, que a filha iria ser operada à cabeça. Através de uma publicação no Facebook, os pais da bebé revelam que notaram alterações nos olhos e na cabeça da filha, tendo Matilde realizado uma TAC que revelou a existência de um quisto.

«O que pode estar a provocar essa pressão é um quisto congénito»

«Os papás de vez em quando notavam alterações nos meus olhinhos, mas tem sido mais frequentes nas últimas semanas, e a minha cabecinha também. Apesar de eu estar bem e continuar a reagir bem à medicação, hoje vim fazer um TAC para despistar uma possível pressão intracraniana, que confirmou isso mesmo, o líquido não está a conseguir circular bem na minha cabecinha. E também detetaram que o que pode estar a provocar essa pressão é um quisto congénito. Fiz uma ressonância magnética para confirmar o TAC», pode ler-se na publicação.

Mas quando parecia estar tudo estagnado, eis que uma partilha por parte dos pais da menina, na noite de 18 de setembro na página Facebook Matilde, uma bebé especial veio apanhar todos os portugueses de surpresa.

«A solução é fazer uma nova cirurgia»

«Ontem não consegui dar-vos notícias, foi mais um dia muito difícil e não vos trago boas notícias», começam por escrever em nome da menina. «A TAC que repeti ontem de manhã revelou que os ventrículos estão novamente aumentados… e tive que fazer outra ressonância magnética para avaliar o motivo e o que fazer a seguir. A Dra. veio falar com os papás à noite, para explicar que o canal que fizeram na primeira cirurgia não está a ser eficaz e o mais provável é que esteja a fechar, e o líquido não está a conseguir circular. A solução é fazer uma nova cirurgia para colocar uma válvula inteligente que vai drenando o líquido até ao estômago, não fica nada visível, mas é permanente e não tem implicações no meu crescimento…», continuaram.

«Estou cada vez mais mexida e conversadora, já quero dar umas gargalhadas»

E a operação vai mesmo acontecer. Matilde vai para a sala de operações, sexta-feira, dia 20 de setembro. «Apesar disto tudo tenho estado bem disposta durante o dia, estou cada vez mais mexida e conversadora, já quero dar umas gargalhadas. Tenho cada vez mais força nas perninhas, nos bracinhos e nas mãozinhas. Puxo os brinquedos e adoro ver-me ao espelho. À noite é que fico mais rabugentinha e irritada, demoro mais a adormecer. Obrigada pelo carinho e pela força, pela fé e pela preocupação. As vossas mensagens de apoio tornam o nosso caminho menos duro. Beijinhos nos vossos corações da vossa Matilde», finalizam.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para sexta-feira, 20 de setembro

Impala Instagram


RELACIONADOS