Ataque terrorista na Nova Zelândia faz pelo menos 6 vítimas

A polícia da Nova Zelândia matou o autor de um ataque terrorista que feriu hoje seis pessoas, três delas em estado crítico, num supermercado na cidade de Auckland.

Ataque terrorista na Nova Zelândia faz pelo menos 6 vítimas

“Foi um ataque violento e sem sentido contra inocentes neozelandeses”, disse a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, numa conferência de imprensa. O “extremista”, confirmou a chefe de governo, era conhecido das autoridades. Jacinda Arden classificou o ataque de terrorista. “O que aconteceu hoje foi desprezível, foi odioso, foi errado”, disse, descrevendo o atacante como um cidadão do Sri Lanka que chegou à Nova Zelândia em 2011.

Jacinda Arden garante que extremista era vigiado 24 horas por dia

O atacante inspirou-se nas ações do grupo extremista Estado islâmico, era conhecido das agências de segurança nacionais e estava a ser monitorizado 24 horas por dia, acrescentou Arden. No momento do ataque, o indivíduo estava a ser seguido pelas autoridades. “Era tido como uma ameaça desde 2016”, mas, “por lei, não podia ser mantido na prisão”, explicou.

Vídeo regista o som de dez tiros disparados


Auckland está num estrito confinamento, uma vez que combate um surto do coronavírus. A maioria das empresas está fechada e as pessoas são geralmente autorizadas a deixar as suas casas apenas para comprar mercearias, para necessidades médicas, ou para fazer exercício. Um vídeo de um dos clientes, gravado dentro do supermercado, regista o som de dez tiros disparados.

LEIA AGORA
Unicef diz que Coreia do Norte recusou três milhões de vacinas contra a covid-19
Unicef diz que Coreia do Norte recusou três milhões de vacinas contra a covid-19
A Coreia do Norte recusou cerca de três milhões de doses da vacina contra o SARS CoV-2 fabricadas na República Popular da China, propondo que fossem oferecidas a países mais necessitados, disse hoje a Unicef. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS