Ano Novo | Praça do Comércio com trânsito cortado amanhã à tarde

O trânsito de acesso à Praça do Comércio, em Lisboa, vai estar cortado amanhã, a partir das 17h00, devido aos festejos de Ano Novo, estando previstos nove pontos de entrada com revista

Ano Novo | Praça do Comércio com trânsito cortado amanhã à tarde

O trânsito de acesso à Praça do Comércio, em Lisboa, vai estar cortado amanhã, a partir das 17h00, devido aos festejos de Ano Novo, estando previstos nove pontos de entrada com revista. De acordo com a comissária Sofia Gordinho, do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, o dispositivo montado “será semelhante ao do ano anterior”, sendo esperadas no recinto ‘fechado’ entre 200 e 250 mil pessoas.

“A Praça do Comércio vai ser tratada como recinto fechado. O perímetro será fechado recorrendo ao mobiliário urbano e gradeamento, com sistemas que vão acautelar a não entrada de viaturas no terreno”, frisou Sofia Gordinho numa conferência de imprensa realizada hoje no comando metropolitano, em Moscavide, concelho de Loures, vizinho ao de Lisboa.

LEIA DEPOIS
As figuras que marcaram o ano 2019

Baixa da cidade de Lisboa irá contar também com o sistema de videovigilância

Escusando revelar o número de efetivos no terreno, a comissária avançou que o dispositivo é “considerado adequado em relação ao evento em si, semelhante ao do ano passado”, e terá várias valências, incluindo agentes de intervenção rápida, corpo de intervenção e unidades cinotécnicas. De acordo com a responsável, a baixa da cidade de Lisboa irá contar também com o sistema de videovigilância, que “permite visualizar as massas dando ajuda, no momento, à deslocação de meios para o bom desenvolver do policiamento”. Não está previsto o uso de drones.

Sofia Gordinho acrescentou que, sendo um dos pontos altos da festa o fogo de artifício, é recomendado que as pessoas “se espalhem pela Ribeira das Naus para assistir” e não se concentrem num só ponto. “Quem vier só a esta parte da festa, ao fogo de artifício, que saia depois da Praça do Comercio pela Ribeira das Naus ou para o lado contrário, Cais do Sodré”, disse. Já quem entre no espaço para assistir à segunda parte da festa, com concertos, deve entrar pelo Rossio.

Não são permitidos garrafas e copos de vidro

À semelhança dos anos anteriores, não é permitido entrar no recinto com garrafas e copos de vidro, bem como chapéus de chuva com hastes compridas, megafones, mochilas de tamanho superior a A3, apontadores de laser, ‘selfie sticks’ ou buzinas de ar comprimido.

Estão instalados nove pontos de acesso com revista que ficam localizados junto à Agência Europeia Marítima, Cais do Sodré, Praça Duque da Terceira, rua do Arsenal, rua do Ouro, rua Augusta, rua da Prata e rua dos Fanqueiros. Em relação aos cortes no trânsito, o comissário Luis Gancho reiterou que a partir das 17h00 de terça-feira há impossibilidade de passagem ao trânsito em todas as vias conducentes à Praça do Comércio, sendo o viaduto de Santa Apolónia o primeiro ponto a ser cortado totalmente.

Avenida Ribeira das Naus vai estar encerrada hoje entre as 20h30 e as 00h30

“Trata-se de criar um perímetro de uma zona gigantesca pedonal. Como nos últimos anos, esperamos que o fluxo de pessoas a pé, através dos transportes, invada toda a zona destinada ao trânsito, sendo a principal preocupação isolar o local”, explicou. Os cortes de trânsito acontecem na Avenida 24 de Julho com a D. Carlos I, Rua de São Paulo, Praça Duque da Terceira/Cais do Sodré, Rua do Arsenal, Avenida Infante D. Henrique, Rua da Alfandega, Rua Vitor Cordon, Restauradores Sul, Rossio, Praça da Figueira e Rua da Conceição.

Já hoje, a Avenida Ribeira das Naus vai estar encerrada entre as 20h30 e as 00h30, devido ao concerto do músico português José Cid, promovido pela EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural da Câmara de Lisboa. Na última noite de 2019, o Terreiro do Paço vai acolher os concertos de “duas das maiores bandas do pop rock português”: Xutos&Pontapés e Ornatos Violeta. À meia-noite haverá o tradicional espetáculo de fogo de artifício, de 15 minutos, que vai ser lançado entre o rio Tejo e o Terreiro do Paço.

LEIA MAIS
Meteorologia: O tempo para terça-feira, 31 de dezembro
Homem persegue crianças com caçadeira na mão em Carnaxide

Impala Instagram


RELACIONADOS