Estes são os alimentos que ajudam a diminuir mortes e casos graves de covid-19

Um novo estudo vem dar a conhecer aqueles que são os alimentos que têm um papel importante na redução de mortes e casos graves de covid-19.

Estes são os alimentos que ajudam a diminuir mortes e casos graves de covid-19

Numa altura em que a covid-19 e a Ómicron continuam na ordem do dia, um novo estudo, publicado no European Journal of Clinical Nutrition, vem dar a conhecer os alimentos que são importantes para combater a doença. Mais especificamente para diminuir o risco de covid-19 grave e morte. De acordo com o trabalho o segredo está numa dieta rica em vegetais.

LEIA DEPOIS
Segurança será fundamental para escolher destino de férias no pós-pandemia

Os autores da investigação citam ainda outros trabalhos que dão a conhecer os benefícios de uma dieta saudável no combate à doença do momento. Um dos estudos dá conta de que um plano alimentar à base de plantas está relacionado com uma probabilidade 9% menor de infeção por covid-19. Por sua vez, o aparecimento de casos graves baixa drasticamente para 41%.

Aparecimento de casos graves de covid-19 baixa drasticamente

É ainda salientado uma outra investigação. Esta teve por base profissionais de saúde com uma dieta rica em vegetais. E que estiveram em contacto com doentes infetados com covid-19. Estes mostraram uma probabilidade 73% menor de desenvolver a doença. Percentagem que se aplica tanto à forma moderada como à grave.

Paracetamol ou Ibuprofeno? Descubra qual deve tomar para combater a Ómicron

Ponto prévio, caso não tenha outra indicação do seu médico, o remédio recomendado é o Paracetamol. Ainda assim, especialistas da organização médico-hospitalar Clínica Mayo, situada nos Estados Unidos da América, abordaram o tema em conversa com o Business Insider. E são da opinião de que as pessoas que têm febre podem tomar ambos. Esta opinião é justificada com base na ausência de dados científicos que defendam que o Ibuprofeno, ou outros anti-inflamatórios não esteroides, deve ser evitado.

Alguns especialistas recomendam o Paracetamol

Já outros especialistas dos Estados Unidos da América defendem que o Paracetamol poderá ser mais eficaz. Tendo em conta que se trata de um antipirético que é usado para diminuir a temperatura corporal. E que consegue ainda combater outros sintomas da covid-19, como é o caso das dores no corpo e cabeça. A publicação refere ainda que o Paracetamol demora entre 45 a 60 minutos a fazer efeito. Tempo que baixa para os 30 minutos quando falamos do Ibuprofeno.

Fotos: Shutterstock

Impala Instagram


RELACIONADOS