Quer ajudar as vítimas dos terramotos da Turquia e Síria? Saiba como

Os terramotos que atingiram a Turquia e Síria nesta segunda-feira deixaram um rasto de morte e destruição. As vítimas precisam de toda a ajuda possível. Saiba aqui como o pode fazer. Embaixada turca em Lisboa está a fazer recolha de bens essenciais e há organizações no terreno a precisar de doações.

Quer ajudar as vítimas dos terramotos da Turquia e Síria? Saiba como

Dois terramotos devastadores atingiramTurquia e a Síria nesta segunda-feira, 6 de fevereiro. O primeiro chegou aos 7,8 e o segundo aos 7,7 da escala de Richter. Os sismos deixaram um rasto de destruição e morte – o último balanço aponta para mais de seis mil mortos e mais de 20 mil feridos e sem abrigo no frio glacial que se faz sentir na região. Mas o número ainda é provisório e irá continuar a aumentar à medida que decorrem as operações de resgate.

Leia depois
Embaixada portuguesa em Ancara cria grupo WhatsApp para emergências após sismo na Turquia
A Embaixada de Portugal em Ancara criou um grupo no WhatsApp para que os cidadãos portugueses no país possam usar em qualquer emergência e pediu aos que se encontram no país que obedeçam às recomendações da proteção civil (… continue a ler aqui)

A Organização Mundial da Saúde estima que o número de pessoas afetadas pelos terramotos que atingiram o sudeste da Turquia e o norte da Síria pode chegar aos 23 milhões. Os estudos “mostram que 23 milhões de pessoas estão em risco, incluindo cerca de cinco milhões de pessoas vulneráveis”, avançou a responsável da OMS Adelheid Marschang ao conselho executivo da organização.

“A OMS está ciente da grande capacidade de resposta da Turquia e considera que as principais necessidades podem ser as da Síria no prazo imediato e médio”, acrescentou. A entrega de ajuda à Síria “será, provavelmente, ou já está mesmo a ser impedida pelos danos causados pelo terramoto. Isto em si mesmo já constitui uma enorme crise”, afirmou a mesma responsável.

Toda a ajuda é bem vinda

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, adiantou que uma equipa de 53 elementos da Proteção Civil, GNR e emergência médica parte na quarta-feira para a Turquia para apoiar os esforços de busca e salvamento.

“Nas próximas horas, uma equipa de 53 elementos compostos por elementos da Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil, por elementos da UEPS (Unidade de Emergência de Proteção e Socorro) da Guarda Nacional Republicana e também por elementos da emergência médica, sairá do nosso país para se juntar aos esforços europeus de cariz humanitário de proteção civil e, muito particularmente no caso do apoio português, no âmbito da busca e do salvamento”, disse.

Mais de 60 países estão a enviar ajuda e pessoal especializado, como engenheiros estruturais, soldados e socorristas, para a Turquia e a Síria para resgatar sobreviventes dos sismos. A União Europeia (UE) mobilizou equipas de busca e salvamento para ajudar a Turquia, enquanto o sistema de satélites Copernicus foi ativado para fornecer serviços de mapeamento de emergência. O Comité Internacional da Cruz Vermelha enviou material cirúrgico e equipamentos médicos. Também está a doar alimentos enlatados, cobertores, colchões e outros itens essenciais para distribuição nos muitos abrigos que estão a ser montados nas áreas afetadas.

Como ajudar: entrega de bens na embaixada turca em Lisboa

No Portal das Comunidades, o MNE disponibiliza “informação atualizada” sobre a situação nos países afetados e desaconselha viagens não essenciais. Não é preciso estar no local para conseguir ajudar as vítimas desta catástrofe.

A embaixada turca em Lisboa divulgou, esta terça-feira, uma lista de bens essenciais necessários para enviar para a Turquia. Os bens – que devem ser “adequados para condições de inverno” – podem ser entregues até ao dia 15 de fevereiro.

O ponto de entrega em Lisboa é a Embaixada da Turquia (Avenida das Descobertas, 22 Restelo 1400-092 Lisboa). Quem “quiser prestar ajuda a partir do Porto poderá contactar Zeynep Koca, professora na Universidade do Porto”, através do contacto telefónico: +351 910 597 058. A Embaixada disponibiliza ainda uma linha de emergência: +351 93 861 88 05.

Os bens recolhidos serão enviados para a Turquia através da Turkish Airlines.

Lista dos bens prioritários:

– Roupa de inverno (adultos e crianças): casacos, impermeáveis, botas, camisolas, calças, luvas, cachecóis, chapéus/gorros, meias, roupa interior;

– Outros materiais: tendas, camas, colchões (para tendas), mantas, sacos-cama, garrafas térmicas, lanternas;

– Caixas de comida: não perecíveis, comida enlatada;

– Leite em pó/fórmula;

– Produtos de higiene;

– Fraldas

Como ajudar: faça um donativo

Outra forma de ajudar as vítimas dos terramotos que atingiram a Turquia e a Síria é através de donativos a organizações que estão no terreno. Reunimos uma lista de 13 entidades – divulgada pela ONG internacional de ajuda humanitária, a Global Citizen – que estão a pedir ajuda financeira para continuarem a ajudar a população.

  1. 1. Médicos Sem Fronteiras

A Médicos Sem Fronteiras é uma organização internacional independente que oferece assistência médica a pessoas afetadas por desastres como o terremoto Síria-Turquia. Disponibilizou-se prontamente a apoiar 23 instituições de saúde doando kits de emergência e enviando para o local profissionais de saúde. Pode doar para a organização através do site.

2. UNICEF

O Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) mobilizou ajuda para a Síria, principalmente nas regiões de difícil acesso e que não tem administração do governo, com foco em garantir o acesso à água, saneamento e higiene, serviços de proteção infantil, nutrição e educação. Outra prioridade da UNICEF é ajudar crianças perdidas a encontrar as famílias. Para doar clique aqui.

3. Save the Children

A Save the Children está no noroeste da Síria e na Turquia a avaliar os danos e áreas mais urgentes de intervenção focada nas crianças. Está a prestar apoio à comunidade com kits de emergência e de inverno, incluindo cobertores e roupas quentes. Pode contribuir para a causa aqui.

4. Project HOPE

O Projeto HOPE está no local com equipas de emergência nas áreas afetadas. “Temos pessoal no terreno com equipas adicionais a caminho enquanto continuamos a coordenar com os parceiros para responder às necessidades mais urgentes”, pode ler-se no site, onde pode fazer uma doação.

5. Union of Medical Care and Relief Organizations (UOSSM)

O UOSSM fornece assistência médica de emergência e serviços de saúde ao povo sírio e faz um apelo urgente. “Precisamos de ajuda urgente para que possamos ajudar a salvar as vidas dos feridos neste grande terremoto. A nossa equipa está a trabalhar incansavelmente, mas está sobrecarregada com o número de vítimas”, diz o Dr. Khaula Sawah, presidente da UOSSM nos EUA, em comunicado . Pode fazer aqui a sua doação.

6. IHH Humanitarian Relief Foundation

A IHH é uma ONG turca que fornece ajuda humanitária em áreas de guerra, terremoto, fome e conflito desde 1992. Neste momento estão aceitar doações para enviar água, alimentos e materiais para abrigo. Têm ainda uma cozinha móvel que anda a servir sopa na região. Ajude, contribuindo financeiramente aqui.

7. Sociedade Médica Sírio-Americana (SAMS)

A Sociedade Médica Sírio-Americana (SAMS) é uma organização de assistência médica que trabalha na linha de frente para salvar vidas. Fornece cuidados médicos urgentes aos feridos no hospital Bab Al Hawa, entre outros. Um dos seus hospitais foi fechado devido aos danos causados pelos terramotos, mas os profissionais continuam no terreno a ajudar as vítimas. Precisam de doações para comprar kits de primeiros socorros e continuar a fornecer ajuda de emergência.

8. CARE

A CARE Türkiye prioriza, de momento, a entrega de bens essenciais para as pessoas que ficaram desalojadas. Estão a entregar, nos locais afetados, cobertores, alimentos, colchões e outros bens não alimentícios às vítimas. Pode ajudar através de uma doação aqui.

9. The White Helmets

A The White Helmets é uma organização sem fins lucrativos composta por três mil voluntários que ajudam a comunidade síria. Estão a precisar de mais equipamentos e recursos para continuar as operações de busca e resgate na região afetada. Pode contribuir aqui.

10. NuDay

NuDay é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para garantir ajuda capacitada a mulheres e crianças afetadas por crises humanitárias em todo o mundo. Estão no local com equipas de emergências e auxílio às vítimas dos sismos. Faça aqui o seu donativo.

11. Türk Kızılay

Cerca  de 240 funcionários e centenas de voluntários estão a cobrir as zonas afetadas. Têm uma cozinha móvel para alimentar a população da região e estão também a fornecer tendas, cobertores e camas. Pode fazer o seu donativo através do site.

12. Comité Internacional de Resgate

O Comité Internacional de Resgate (IRC) é uma organização que responde às mais graves crises humanitárias em mais de 40 países. “As equipas do IRC estão a trabalhar incansavelmente para garantir a segurança e o bem-estar da nossa equipa, parceiros locais e pessoas afetadas”, explica Tanya Evans, diretora do IRC na Síria. Pode fazer aqui o seu donativo.

13. Global Giving

A Global Giving é uma organização sem fins lucrativos que conecta outras organizações sem fins lucrativos a doadores. Para ajudar as vítimas destes terramotos criou o Fundo de Ajuda ao Terremoto na Turquia e na Síria, com o objetivo de juntar cinco milhões de euros para combater as necessidades imediatas de comida, abrigo e água. O dinheiro angariado irá também garantir a recuperação alongo prazo das regiões afetadas.

Texto: Inês Neves; Foto: D.R.

Impala Instagram


RELACIONADOS