Adolescente morre de choque tóxico provocado por um tampão

Uma jovem belga morreu vítima de um choque tóxico provocado por um tampão. Foi várias vezes ao hospital, mas os sintomas, semelhantes aos de uma gastroenterite, foram desvalorizados.

Adolescente morre de choque tóxico provocado por um tampão

Uma adolescente belga de 17 anos deslocou-se várias vezes ao hospital, mas os sintomas semelhantes aos de uma gastroenterite foram desvalorizados. Só à terceira, os médicos lhe diagnosticaram choque tóxico provocado por um tampão. Nessa altura, no entanto foi tarde de mais para salvar-lhe a vida.

Para ler depois
Mulher toca violino durante operação enquanto lhe retiram tumor cerebral

A adolescente começou a sentir-se mal depois de regressar do ginásio. Horas mais tarde, devido ao agravamento do quadro clínico (náuseas, febre e vómitos) resolveu ir ao hospital. Aceitou o diagnóstico de gastroenterite e regressou a casa. A falta de força, associada a perda de visão e tensão baixa, levou-a de novo a procurar ajuda médica. Desta vez, foi de ambulância, acompanhada pela família. Voltaram a repetir-lhe o diagnóstico: gastroenterite.

Para ler depois
Disfarça-se de enfermeira e sequestra recém-nascida [vídeo]

“Era obcecada por esta doença”

Desesperados, os pais decidiriam transportá-la para outro hospital e a jovem acabou por ser internada de imediato nos Cuidados Intensivos, tendo morrido 3 dias mais tarde. A mãe da jovem, que partilhou publicamente a história dramática no Facebook, contou que a filha deu entrada na unidade de saúde com desidratação severa e que, só nessa altura, lhe foi diagnosticado o choque tóxico provocado pelo uso de tampão.

“Ela era obcecada por esta doença. Estava muito consciente do problema e tinha medo. Mudava o tampão regularmente, mas perguntava-me sempre ‘Mãe, e se eu me esquecer?’.”

Principais sintomas da doença

Várias marcas de tampões alertam para a possibilidade de choque tóxico provocado por dois tipos de bactérias: Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes. estas bactérias encontram-se por norma na pele, na vagina, nas axilas e nas fossas nasais. Estima-se que um terço da população tenha esta bactéria, mas, na maior parte dos casos, não representa qualquer risco para a saúde.

Entre os principais sintomas, destacam-se febre alta, vómitos, diarreia, tonturas, dores musculares e de garganta e irritações cutâneas idênticas às de uma queimadura provocada pela exposição solar, especialmente nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.

A modelo Lauren Wasser foi outra jovem que, em 2012, sofreu um choque tóxico devido ao uso de um tampão. Teve de aprender a viver sem parte da perna direita, devido a gangrena, e, mais tarde, foi necessário amputar-lhe a totalidade da perna esquerda.

Imagem reproduzida do Facebook

Impala Instagram


RELACIONADOS