Instituto espanhol assinala 21 abalos sísmicos na área do vulcão Cumbre Vieja

O Instituto Geográfico espanhol localizou nas últimas 24 horas 21 abalos sísmicos devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja, nas Canárias, dois deles sentidos pela população.

Instituto espanhol assinala 21 abalos sísmicos na área do vulcão Cumbre Vieja

A magnitude máxima registada foi de 3,6, correspondente a um sismo sentido às 14:13 de sexta-feira, junto ao vulcão Cumbre Vieja, nas Canárias. Foram ainda localizados dois sismos a profundidades de cerca de 30 quilómetros e um abalo superficial na zona próxima da boca da erupção. A altura da coluna de cinzas e gases emitidos pela erupção atingia hoje ao início da manhã 4.500 metros, valor ligeiramente inferior ao de sexta-feira.

LEIA DEPOIS
Covid-19: Mais 690 novas infeções e 7 mortes em Portugal

Vulcão Cumbre Vieja desalojou 6 mil pessoas

O vulcão Cumbre Vieja situa-se na ilha de La Palma, uma das que integram o arquipélago espanhol das Canárias, situado no oceano Atlântico, a oeste da costa de Marrocos. A erupção do vulcão começou em 19 de setembro e obrigou mais de 6 mil pessoas a abandonarem as casas. Até ao momento, não se registaram feridos ou mortos. A lava destruiu 656 edifícios e cobriu 268 hectares na ilha, de acordo com o sistema de medição geoespacial Copernicus da União Europeia.

LEIA AGORA
Mulher de Bolsonaro investigada por suposto favorecimento a amigos em empréstimos

Impala Instagram


RELACIONADOS