Yulia Navalnaya estará na sessão plenária do Parlamento Europeu

Yulia Navalnaya, viúva do opositor político russo Alexei Navalny, estará presente, na próxima quarta-feira, na sessão plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo (França), segundo fonte parlamentar europeia.

Yulia Navalnaya estará na sessão plenária do Parlamento Europeu

A ida de Yulia Navalnya a Estrasburgo, onde deverá discursar perante os eurodeputados, segue-se à sua participação, na segunda-feira em Bruxelas, na reunião do Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE).

Yulia Navalnaya anunciou já que irá continuar a luta política do marido, que morreu em 16 de fevereiro numa prisão russa no Círculo Polar Ártico, continuando a família a aguardar que o corpo lhes seja entregue.

Na segunda-feira, o Conselho da UE concordou em dar o nome de Navalny ao quadro jurídico da UE para sancionar as violações dos direitos humanos em todo o mundo.

O opositor russo Alexei Navalny, um dos principais opositores de Vladimir Putin, morreu a 16 de fevereiro, aos 47 anos, numa prisão do Ártico, para onde tinha sido transferido em dezembro e onde cumpria uma pena de 19 anos.

Os serviços penitenciários da Rússia indicaram que Navalny se sentiu mal depois de uma caminhada e perdeu a consciência.

Destacados dirigentes ocidentais, a família e apoiantes do opositor responsabilizam o Presidente russo, Vladimir Putin, pela sua morte.

IG // JH

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS