Toda a verdade sobre os alegados 10 mil euros que António Costa gastou num almoço

Publicações virais associam fatura de almoço de quase 10 mil euros a uma refeição de António Costa num famoso restaurante de Lisboa.

Um dos mais recentes rumores nascidos nas redes sociais dava conta que António Costa teria desembolsado perto de 10 mil euros num jantar no Solar dos Presuntos, afamado restaurante de Lisboa. A fatura, que ainda circula no mundo virtual, tinha como destaque 8.100 euros gastos em três garrafas de vinho e ainda 1.130 num caranguejo real do Alasca. Ou seja, dos 9.400,60 euros, 9230 diziam respeito a apenas a quatro itens.

Costa avisa que jornalismo tem de evitar o que acontece a partidos da direita democrática
O primeiro-ministro afirmou hoje que o jornalismo profissional tem de diferenciar-se da infodemia que caracteriza as redes sociais e evitar o que acontece a partidos da direita democrática que se confundem com a direita populista (… continue a ler aqui)

O boato surge porque a fatura é do dia 16 de novembro e no mesmo dia o restaurante fez uma publicação nas redes sociais a assinalar a presença de António Costa, Pilar del Río, presidente da Fundação José Saramago e Pedro Adão Silva, ministro da Cultura, entre outras pessoas. “Dia 16 de novembro de 2022, data em que José Saramago celebraria o seu centenário. Dia, pois, para recordar e assinalar o jantar realizado em 3 de junho de 2008 na presença do escritor português galardoado com o Nobel da Literatura em 1998, Pilar del Río, António Costa e José António Pinto Ribeiro. Também Pedro Adão e Silva, atual ministro da Cultura, participou hoje nesta ‘celebração’ que engrandece a história do Solar”, pode ler-se na legenda da imagem partilhada nas redes sociais. “Vamos ajudar o Pedro Adão e Silva a pagar o pudim flan com dignidade” e “10 mil euros de almoço pagos por nós com uma justificação esfarrapada. Digam-me que este ‘Ensaio sobre a Cegueira’ não é verdade. Mau demais. Estes governantes cospem-nos na cara. Até quando?” são apenas dois dos comentários deixados nas redes sociais.

“Estes governantes cospem-nos na cara. Até quando?”

Só que o rumor não passa disso mesmo. É verdade que António Costa esteve no Solar dos Presuntos no dia 16 de novembro. Só que a conta apresentada não corresponde à refeição do primeiro-ministro. “Durante o dia de hoje, surgiu uma história fantasiosa sobre a fatura da refeição que o primeiro-ministro teve no Solar dos Presuntos na última quarta-feira. É obviamente falsa! A fatura que circula não corresponde à fatura da refeição do primeiro-ministro. Tivemos o maior prazer em ter o senhor primeiro-ministro a almoçar no nosso restaurante no dia histórico em que se assinalavam os 100 anos de nascimento do José Saramago e ficamos indignados com as falsidades que circulam”, esclarece o restaurante.

“Ficamos indignados com as falsidades que circulam”

Por sua vez, em em declarações ao Polígrafo, também o gabinete de António Costa desmente que aquela seja a fatura do almoço do primeiro-ministro. “A fatura que surge associada ao referido almoço não corresponde ao valor da refeição. O próprio restaurante deu conta disso, ontem à noite, na sua página de Facebook”, explica.

Texto: Bruno Seruca

Impala Instagram


RELACIONADOS