União Europeia e Timor-Leste realizam primeiro diálogo de parceria após Samoa

A União Europeia e Timor-Leste realizaram hoje o seu primeiro diálogo de parceria após a assinatura, em novembro, do acordo de Samoa, que substitui o acordo de Cotonu, refere em comunicado divulgado à imprensa o Governo timorense.

União Europeia e Timor-Leste realizam primeiro diálogo de parceria após Samoa

Segundo o comunicado, o diálogo foi uma “oportunidade importante” para Timor-Leste a União Europeia discutirem diversas questões, incluindo a adesão de Timor-Leste à Associação das Nações do Sudeste Asiático.

“Timor-Leste e a UE também discutiram a cooperação para o desenvolvimento para o período entre 2021 e 2027, as oportunidades de investimento proporcionadas pelo Global Gateway e o reforço dos laços comerciais através da preparação conjunta da adesão de Timor-Leste ao Acordo de Parceria Económica (APE)”, salienta-se no comunicado.

As duas partes analisaram também os desafios das alterações climáticas e “reafirmaram o seu compromisso de promover uma ação e liderança ambiciosas em matéria de clima”.

“Timor-Leste e a UE reiteraram o seu compromisso de reforçar a sua parceria a nível multilateral, nomeadamente à luz da próxima Cimeira das Nações Unidas sobre o Futuro e da Quarta Conferência Internacional sobre Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (PEID)”, que se realiza em maio, refere-se.

A União Europeia assinou em novembro um novo Acordo de Parceria com os Estados de África, das Caraíbas e Pacífico, que vai servir de quadro jurídico para os próximos 20 anos.

O acordo de Samoa sucede ao Acordo de Cotonu e abrange como domínios prioritários os direitos humanos, democracia e governação, paz e segurança, desenvolvimento humano e social, crescimento económico, sustentabilidade ambiental e alterações climáticas e migração e mobilidade.

MSE // JMC

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS