UE condena declaração de Israel para ‘confiscar’ 800 hectares de terra na Cisjordânia ocupada

A União Europeia condenou hoje que o governo de Israel tenha declarado como terras estatais 800 hectares no vale do Jordão, na Cisjordânia ocupada, afirmando tratar-se do “maior confisco” de terras desde os Acordos de Oslo de 1993.

UE condena declaração de Israel para 'confiscar' 800 hectares de terra na Cisjordânia ocupada

Esta posição, em nome dos Estados-membros da UE, foi transmitida pelo porta-voz do Serviço Europeu de Ação Externa (o corpo diplomático da UE), Peter Stano, em comunicado.

Com a declaração destes 800 hectares como terras estatais, tornada pública na sexta-feira, Israel deixa de considerar esses terrenos como propriedade privada dos palestinianos e impede-os de a utilizarem, já que o Estado apenas as arrenda a israelitas para expandirem os colonatos.

A União Europeia sublinhou que os colonatos “são uma violação grave do direito internacional humanitário” e considera que a expansão destas colónias “alimenta as tensões e mina as perspetivas de uma solução de dois Estados” para Israel e Palestina.

Para o bloco da UE esta fórmula é “a única garantia para a segurança a longo prazo para israelitas e palestinianos”, avisando que, apesar da construção dos colonatos na Cisjordânia, a União Europeia não vai reconhecer as alterações às fronteiras fixadas em 1967 entre Israel e a Palestina, “a não ser que ambas as partes o acordem”.

“No Conselho Europeu desta semana, os líderes da UE condenaram a decisão do Governo israelita de expandir os colonatos ilegais na Cisjordânia ocupada e instaram Israel a revertê-la”, afirmou Stano.

Os 800 hectares que foram declarados como terras estatais situam-se numa zona tradicionalmente povoada por agricultores palestinianos, mas que Israel quer anexar ao vizinho colonato de Jafit.

Peter Stano sublinhou também que a posição contra a política de colonatos “anda de mãos dadas” com “o compromisso com a segurança de Israel” e com o objetivo de “garantir que não se repitam os hediondos ataques contra civis israelitas” perpetrados pelo Hamas em 07 de outubro de 2023 e que estão na origem da atual ofensiva na Faixa de Gaza.

“A União Europeia está determinada em lutar contra este terrorismo com palavras e atos, condenando continuamente o Hamas nos termos mais fortes possíveis e através de sanções e outras medidas”, disse.

A construção de colonatos é uma prática ilegal, segundo as normas internacionais, em território militarmente ocupado como é o caso da Cisjordânia.

A ONG israelita Peace Now, que documenta a colonização nos territórios palestinianos ocupados desde 1967, assegura que o ano de 2024, com menos de três meses decorridos, já marca o recorde da quantidade de terras declaradas propriedade do Estado.

LT // EA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS