Ucrânia: TikTok anuncia suspensão de publicação de novos vídeos na Rússia

A rede social de criação e partilha de vídeos TikTok anunciou hoje que suspendeu a possibilidade de divulgar novos conteúdos na sua plataforma na Rússia, em protesto contra uma nova lei que penaliza a publicação de informações alegadamente falsas.

Ucrânia: TikTok anuncia suspensão de publicação de novos vídeos na Rússia

“Perante a nova lei sobre ‘informações enganosas’, não temos outra escolha a não ser suspender as transmissões ao vivo e a divulgação de novos conteúdos (…) até podermos analisar as possíveis consequências para a segurança” dos funcionários do TikTok e dos utilizadores da plataforma”, escreveu a empresa na rede social Twitter. Na sexta-feira, o parlamento russo aprovou uma lei que penaliza a divulgação de “informações falsas” sobre a “operação militar especial” em curso na Ucrânia. Com penas previstas que variam desde multas até 15 anos de prisão.

LEIA AINDA
Terceira Guerra Mundial deixará planeta inabitável durante milénios

No sábado, o Kremlin (Presidência russa) defendeu a necessidade de “firmeza” na nova lei. Que reprime “informações falsas” sobre o exército russo para enfrentar uma “guerra de informação”. Que diz estar a ser travada contra a Rússia no âmbito do conflito na Ucrânia. “No contexto da guerra de informação, era necessário adotar uma lei cuja firmeza foi adaptada. O que foi feito”, disse o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia. Que, segundo as autoridades de Kiev, já fez mais de 2.000 mortos entre a população civil. Os ataques provocaram também a fuga de mais de 1,5 milhões de pessoas para os países vizinhos, de acordo com a ONU. A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional. Que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia. E o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Impala Instagram


RELACIONADOS