Ucrânia pede armas para ataques de precisão a longa distância

A Ucrânia precisa de armas com um alcance até 200 quilómetros para ser capaz de realizar ataques de alta precisão a longa distância contra as forças russas, afirmou hoje o vice-ministro da Defesa ucraniano.

Ucrânia pede armas para ataques de precisão a longa distância

Volodymyr Gavrilov disse que os planos militares da Ucrânia, que tem em curso uma contraofensiva contra a Rússia, “estão a ser executados de acordo com o previsto”.

“A Ucrânia está a tomar a iniciativa, a Rússia está na defensiva, mas para se fortalecer, [a Ucrânia] precisa de armas com um alcance até 200 quilómetros”, afirmou Gavrilov num comunicado publicado na rede social Telegram.

Gavrilov referiu ser necessário, na guerra moderna, saber as posições do inimigo “e ser capaz de realizar ataques de precisão a longa distância”.

“Ou seja, ter armas capazes de atingir o inimigo a uma distância até 200 quilómetros”, precisou no comunicado citado pela agência espanhola EFE.

Gavrilov disse ainda que a Ucrânia está a receber aviões que serão usados, sobretudo, para proteger os civis e as infraestruturas civis dos mísseis lançados pelas forças russas.

Desde o início da guerra, em 24 de fevereiro de 2022, Kiev tem acusado a Rússia de destruir infraestruturas civis, incluindo edifícios residenciais, mas Moscovo respondeu sempre que visa apenas alvos militares.

“Passou mais de um ano de guerra e estamos confiantes em derrotar os invasores russos, juntamente com os nossos parceiros que nos fornecem tudo o que precisamos”, acrescentou.

Os aliados ocidentais de Kiev têm fornecido armamento às forças armadas ucranianas e treinado os seus efetivos desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022.

Também têm decretado sucessivos pacotes de sanções económicas contra interesses russos para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra.

Desconhece-se o número de baixas civis e militares na guerra russa contra a Ucrânia, mas diversas fontes, incluindo a ONU, têm admitido que será elevado.

O conflito mergulhou a Europa naquela que é considerada como a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

PNG // ZO

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS