Ucrânia: Pacote de ajuda dos EUA aumenta para perto de 13 mil milhões de euros

O pacote de ajuda militar, humanitária e económica dos EUA à Ucrânia e países do leste europeu cresce para 12,8 mil milhões de euros.

Ucrânia: Pacote de ajuda dos EUA aumenta para perto de 13 mil milhões de euros

O pacote de ajuda militar, humanitária e económica dos Estados Unidos para a Ucrânia e países do leste europeu cresceu na terça-feira para os 12,8 mil milhões de euros. Numa demonstração de apoio bipartidária por parte do Congresso norte-americano. Democratas e republicanos têm demonstrado um sólido apoio à Ucrânia, invadida pela Rússia desde 24 de fevereiro. Conflito que tem provocado devastação em partes do país e a pior crise de refugiados da Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

LEIA AINDA
Terceira Guerra Mundial deixará planeta inabitável durante milénios 

O pacote de ajuda militar, humanitária e económica para aquela região cresceu agora para perto de 14 mil milhões de dólares (cerca de 12,8 mil milhões de euros). Acima dos 12 mil milhões divulgados na segunda-feira. E do pedido de 10 mil milhões feito pelo Presidente norte-americano, Joe Biden, na semana passada. “Vamos apoiá-los contra a tirania, a opressão e os atos violentos de subjugação”, garantiu Biden na Casa Branca. O entendimento bipartidário em relação ao pacote de ajuda à Ucrânia é uma manifestação da vontade do Congresso em ajudar aquele país. Mas os partidos também chocaram em relação à crise ucraniana, noticiou a agência Associated Press (AP).

Republicanos acusam Joe Biden de lentidão na ajuda à Ucrânia

Os republicanos acusaram Biden de se mover muito devagar para ajudar a Ucrânia. E as nações da NATO que o auxiliam a impor sanções contra a Rússia e o seu Presidente, Vladimir Putin. Os democratas defendem que é preciso tempo para trazer [para as sanções] aliados europeus que dependem fortemente das fontes de energia russas. Até agora, os congressistas ainda não divulgaram o projeto de lei geral, no valor de 1,5 triliões de dólares. Que financiará as agências federais este ano e inclui a ajuda à Ucrânia. Mas os detalhes do projeto de lei estão a começar a surgir. E a sua aprovação, provavelmente nos próximos dias, não está em dúvida. Mas houve também outras motivações para o Congresso aprovar o projeto de lei geral. Pois um chumbo levaria a uma paralisação das agências federais em ano eleitoral, algo que não desejam.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia. Que causou pelo menos 406 mortos e mais de 800 feridos entre a população civil. E provocou a fuga de mais de dois milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU. A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional. Que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Impala Instagram


RELACIONADOS