Ucrânia: Kiev exige “garantias de segurança” do Ocidente e de Moscovo

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, exigiu hoje “garantias de segurança” para o seu país, por parte do Ocidente e de Moscovo, perante a ameaça de uma invasão russa.

Ucrânia: Kiev exige

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, exigiu hoje “garantias de segurança” para o seu país, por parte do Ocidente e de Moscovo, perante a ameaça de uma invasão russa. “A Ucrânia precisa de garantias de segurança claras e concretas, imediatamente”, disse Zelensky durante uma conferência de imprensa, em Kiev, com os seus homólogos da Polónia, Andrzej Duda, e da Lituânia, Gitanas Nauseda. “Creio que a Rússia deve estar entre os países que devem dar essas garantias claras de segurança”, acrescentou Zelensky, lembrando que se ofereceu repetidas vezes para se encontrar com o Presidente russo, Vladimir Putin, na tentativa de encontrar uma solução para a crise.

Zelensky aproveitou a conferência de imprensa para agradecer aos seus homólogos polaco e lituano pelo apoio e pelas entregas de armas e equipamento militar a Kiev, dizendo que o que está em jogo, nas fronteiras do seu país, é o futuro da Europa. “Estamos unidos na crença de que o futuro da segurança europeia está a ser jogado agora, aqui, na Ucrânia”, explicou Zelensky, referindo-se à escalada de tensão na região de Donbass, depois de, na segunda-feira, Moscovo ter anunciado o reconhecimento das autoproclamadas repúblicas separatistas de Donetsk e de Lugansk.

O Conselho de Segurança da Ucrânia pediu hoje que seja instaurado um estado de emergência no país face aos receios crescentes de uma iminente invasão russa.

Kiev já tinha anunciado hoje a mobilização de reservistas, dos 18 aos 60 anos, e apelado aos seus cidadãos para saírem da Rússia, país que acusa juntamente com o Ocidente de estar a preparar uma ofensiva em grande escala no território ucraniano.

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS