Guerra na Ucrânia terá grande impacto na economia da Alemanha

O banco central alemão, Bundesbank, espera que “o ataque da Rússia à Ucrânia tenha um grande peso na atividade económica na Alemanha a partir de março”.

Guerra na Ucrânia terá grande impacto na economia da Alemanha

No boletim de março, os economistas do Bundesbank dizem que antes da invasão da Ucrânia a situação económica na Alemanha tinha evoluído melhor do que o esperado no primeiro trimestre, apesar da variante Ómicron. Os volumes de negócios no comércio a retalho e no comércio hoteleiro e de ‘catering’ tinham recuperado em janeiro da queda acentuada em dezembro. Além disso, o número de baixas por doença não foi significativamente diferente em janeiro em relação a dezembro e os estrangulamentos no fornecimento de alguns materiais tinham sido reduzidos e como as carteiras de encomendas das empresas estavam completas, a produção industrial aumentou em janeiro.

Também interessar-lhe ler depois
O número de cidadãos ucranianos que fugiram do país devido à invasão russa alcançou os 3,48 milhões, segundo dados de hoje do ACNUR, referindo que a maioria são mulheres, crianças e idosos (… continue a ler aqui)

O setor da construção beneficiou de um inverno ameno na Alemanha. Mas, os economistas do Bundesbank acreditam que os estrangulamentos na oferta podem ter aumentado em fevereiro e antecipam um agravamento ainda maior em março devido à invasão da Ucrânia pela Rússia. Em resultado da guerra e das sanções, os preços dos produtos energéticos subiram acentuadamente, o que irá reduzir o consumo privado e a produção das indústrias de energia intensiva. O Bundesbank também prevê que as exportações irão diminuir e que a incerteza irá aumentar como resultado da guerra, o que enfraquecerá a recuperação económica.

Impala Instagram


RELACIONADOS