Couto dos Santos renuncia a funções cônsul honorário russo no Porto

O cônsul honorário da Rússia no Porto, Couto dos Santos, apresentou a renúncia àquelas funções, disse hoje o próprio à agência Lusa.

Couto dos Santos renuncia a funções cônsul honorário russo no Porto

“Confirmo que apresentei recusa do lugar de cônsul da Rússia no Porto, desde o dia 26”, referiu o antigo ministro social-democrata numa breve mensagem. A revelação foi feita numa altura em que utilizadores da rede social Facebook estavam a ser convidados pelo líder da Frente Cívica, Paulo de Morais, para dirigirem ‘e-mails’ ao cônsul honorário da Rússia exortando-o a renunciar imediatamente ao cargo.

“Esta sua atitude exige-se, em função da sua longa carreira política enquanto ministro de vários governos da República, dirigente de um dos maiores partidos de Portugal, bem como representante da classe empresarial nortenha”, referia-se no projeto de ‘e-mail’ a enviar a [email protected], divulgado em . A revelação acontece ainda no dia em mais de 500 pessoas se concentraram frente ao consulado russo no Porto para apoio à Ucrânia e contestar o ataque da tropas de Putin àquele país.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram cerca de 200 mortos, incluindo civis, e mais de 1.100 feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A ONU deu conta de perto de 370 mil deslocados para a Polónia, Hungria, Moldávia e Roménia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a “operação militar especial” na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário. O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), UE e Conselho de Segurança da ONU, tendo sido aprovadas sanções em massa contra a Rússia.

Impala Instagram


RELACIONADOS