Supremo Tribunal dos EUA aceita analisar imunidade criminal de Donald Trump

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos aceitou hoje decidir se o antigo presidente republicano Donald Trump pode ser julgado por interferência eleitoral nas presidenciais de 2020 ou se tem imunidade, num processo que será examinado no final de abril.

Supremo Tribunal dos EUA aceita analisar imunidade criminal de Donald Trump

A questão da imunidade presidencial tornou-se um obstáculo nos diversos casos que o Departamento de Justiça dos EUA abriu contra Trump, e especialmente no de Washington, por tentativa de reverter o resultado de 2020, quando perdeu as eleições para o democrata Joe Biden.

Um tribunal federal de recurso dos EUA rejeitou a imunidade criminal de Donald Trump em 06 de fevereiro, reabrindo o caminho ao seu julgamento.

Em 12 de fevereiro, a defesa de Donald Trump pediu ao Supremo Tribunal que suspendesse a decisão de recurso e que aceitasse o seu recurso, para anular esta decisão.

A mais alta instância judicial nos Estados Unidos pode determinar se o ex-presidente irá a julgamento em Washington antes das eleições presidenciais de novembro, onde é o principal favorito entre os republicanos.

No recurso, os advogados do magnata republicano pediram aos juízes do Supremo Tribunal que demorassem a examinar a questão da imunidade de Trump.

Já o procurador especial Jack Smith, que tem liderado duas investigações federais relacionadas a Trump que resultaram em acusações contra o ex-presidente, instou o Supremo a permitir que Donald Trump seja levado, sem mais demora, a julgamento por tentativa de anulação ilegal dos resultados das eleições de 2020.

A equipa jurídica do republicano tem tentado atrasar qualquer processo judicial contra Trump, já que uma eventual vitória do republicano nas urnas sobre o atual presidente, o democrata Joe Biden, o colocaria à frente do executivo e lhe daria autoridade para determinar ao seu procurador-geral descartasse as acusações federais contra ele.

Dos nove juízes do Supremo Tribunal, três foram nomeados por Trump.

O processo em Washington é uma das quatro acusações criminais que Trump enfrenta.

O ex-presidente enfrenta um total de 91 acusações, em quatro processos que estão em diferentes fases e velocidades, em tribunais diferentes.

DMC // RBF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS