Suécia não vê motivos para discutir com Hungria adesão à NATO

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Suécia disse hoje que não vê qualquer razão para negociar com a Hungria a adesão de Estocolmo à NATO, algumas horas após ter recebido um convite de Budapeste para “discutir” a integração.

Suécia não vê motivos para discutir com Hungria adesão à NATO

“No ano passado durante a cimeira de Madrid (…) a Hungria concedeu à Suécia o estatuto de convidado” na perspetiva de uma adesão à NATO, sem colocar reservas, reagiu o chefe da diplomacia sueca, Tobias Billstrom, em declarações aos ‘media’.

“Por isso não vejo qualquer razão para negociar neste momento”, acrescentou.

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, convidou hoje o homólogo sueco para discutir em Budapeste a ratificação do acordo de adesão da Suécia à NATO, que se arrasta há mais de um ano e meio.

“Enviei hoje um carta com um convite ao primeiro-ministro Ulf Kristersson para visitar a Hungria e negociar a adesão da Suécia à NATO [Organização do Tratado do Atlântico Norte]”, escreveu Orbán na rede social X (antigo Twitter), sem adiantar pormenores.

A Suécia apresentou a candidatura para aderir à NATO no início de 2022, em simultâneo com a Finlândia, na sequência da invasão russa da Ucrânia, receando um desfecho semelhante.

Em 05 de julho de 2022, os dois países assinaram os protocolos de adesão, mas só a Finlândia aderiu efetivamente no início de abril de 2023, tornando-se o 31.º Estado-membro da Aliança Atlântica.

Para a Suécia falta a ratificação dos acordos de adesão nos parlamentos da Turquia e da Hungria.

Apesar de o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ter anunciado em julho de 2023 que Ancara ratificaria os protocolos, só hoje o parlamento turco começou a examinar o protocolo de adesão da Suécia à NATO, antes de uma votação crucial prevista para o final da tarde, que será o culminar de vinte meses de negociações entre os dois países.

Com a expectável “luz verde” da Turquia, Budapeste será o último obstáculo à entrada da Suécia na Aliança Atlântica.

PCR (AFE) // SCA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS