Sessões regressam hoje ao renovado parlamento de Cabo Verde

A primeira sessão parlamentar do ano começa hoje em Cabo Verde com os deputados a regressarem ao trabalho regular no hemiciclo do renovado palácio da Assembleia Nacional, na cidade da Praia, depois de mais de um ano em instalações provisórias.

Sessões regressam hoje ao renovado parlamento de Cabo Verde

A primeira sessão parlamentar do ano começa hoje em Cabo Verde com os deputados a regressarem ao trabalho regular no hemiciclo do renovado palácio da Assembleia Nacional, na cidade da Praia, depois de mais de um ano em instalações provisórias.

O regime jurídico especial para a proteção e conservação das tartarugas marinhas em Cabo Verde e o estatuto diferenciado para estrangeiros com segunda residência no país (Green Card) são os principais diplomas em debate nesta sessão que decorre até sexta-feira.

Cabo verde quer criminalizar a captura, detenção ou abate comercialização, exportação de tartarugas marinhas ou produtos delas derivados, bem como o consumo de carne e ovos

As medidas de proteção das tartarugas marinhas em Cabo Verde remontam à década de 80, mas têm-se revelado insuficientes para travar a redução das populações, que se concentram sobretudo das ilhas do Sal e Boavista.

Em discussão estará também uma proposta do Governo para a definição de um estatuto diferenciado para os estrangeiros que pretendam comprar uma segunda residência em Cabo Verde.

A medida prevê a emissão de um Cartão de Residência Permanente aos cidadãos estrangeiros que invistam acima de 80 mil euros (em municípios com PIB/Per Capita abaixo da média nacional) e de 120 mil euros (nos municípios com PIB superior à média nacional) em imóveis turísticos.

A ideia é fomentar o setor da construção civil e a promoção do emprego, visando colocar Cabo Verde no mapa de investimentos na área da imobiliária turística, segundo o diploma.

Alterações ao decreto que estabelece as bases Ordenamento do Território e Planeamento Urbanístico, a criação de grupos parlamentares de amizade Cabo Verde/União Europeia e Cabo Verde/Índia e a ratificação de várias convenções internacionais a que Cabo Verde aderiu completam a agenda da sessão parlamentar.

O parlamento cabo-verdiano entrou obras em meados de 2016, num projeto financiado pela China, ao abrigo do seu programa de cooperação com Cabo Verde, e reabriu oficialmente com uma sessão solene a 13 de janeiro, feriado nacional, data em que se assinala a realização das primeiras eleições livres, em 1991.

De outubro de 2016 a dezembro de 2017 as sessões parlamentares aconteceram no edifício da Biblioteca Nacional

Além das melhorias introduzidas no hemiciclo, nos gabinetes dos deputados e na área reservada à imprensa, uma das principais inovações será a retirada das vedações defronte ao Parlamento para dar lugar a uma praça digital onde os cidadãos terão livre acesso.

O palácio da Assembleia Nacional, instalado na capital cabo-verdiana, foi inaugurado em 1985, com financiamento da China, e esta foi a primeira vez que beneficiou de obras

 

Impala Instagram


RELACIONADOS