Seis ativistas antimonarquia detidos em Londres antes da coroação

Seis ativistas do grupo antimonarquia “Republic”, entre os quais o dirigente, Graham Smith, foram detidos hoje de manhã, em Londres, quando se preparavam para protestar contra a coroação do rei Carlos III, disseram os organizadores do protesto.

Seis ativistas antimonarquia detidos em Londres antes da coroação

A polícia deteve “seis dos nossos organizadores e apreendeu centenas de cartazes” com o slogan “Not my King” (“Não o meu rei”), disse à agência AFP um porta-voz do grupo “Republic”. Centenas de apoiantes do grupo, que pretende substituir a monarquia britânica por uma república, com um chefe de Estado eleito, reuniram-se em Trafalgar Square, no percurso da procissão para a coroação de Carlos III. Graham Smith estava a distribuir faixas aos manifestantes na Trafalgar Square quando foi detido pela polícia, segundo o jornal The Guardian.

Ler depois
Da amante à guerra com o filho, todas as polémicas de Carlos III

Coroação começa em minutos

O rei Carlos III vai ser coroado na Abadia de Westminster, juntamente com a rainha consorte, Camila, numa cerimónia religiosa de duas horas com cerca de dois mil convidados. O ritual incluiu a unção com um azeite consagrado e a entrega ao soberano de várias peças das joias da coroa que simbolizam a transmissão de poderes. Dos vários elementos, apenas o juramento é considerado obrigatório, embora Carlos tenha assumido funções imediatamente após a morte da mãe, Isabel II, em setembro de 2022, com plenos poderes para promulgar leis.

Junte-se a nós no Facebook

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS