Relação profunda com o Brasil vai manter-se independentemente do novo Governo — MNE

O ministro dos Negócios Estrangeiros português afirmou hoje que as boas relações de Portugal com o Brasil vão manter-se independentemente do novo Governo que saia das eleições de 10 de março de 2024.

Relação profunda com o Brasil vai manter-se independentemente do novo Governo -- MNE

João Gomes Cravinho, que se encontra numa visita ao Brasil, tendo estado hoje reunido com o seu homólogo brasileiro, Mauro Vieira, disse à Lusa que umas das mensagens que trouxe ao Brasil foi a de que, “de forma inopinada”, Portugal terá eleições legislativas em março, “mas a relação com o Brasil é uma relação de países irmãos, uma relação profunda, é uma relação que se irá manter qualquer que seja o novo Governo que saia das eleições de 10 de março”.

“Aquilo que eu quis fazer, mesmo neste quadro de um Governo de gestão, é um balanço, verificar o que é que ainda falta em relação àquilo que acordámos na cimeira de abril”, disse, referindo-se aos vários acordos bilaterais assinados aquando da visita oficial do Presidente brasileiro, em abril, a Portugal, para participar na XIII Cimeira Luso-Brasileira.

João Gomes Cravinho acrescentou que a reunião de hoje serviu para “começar a explorar alguns temas novos que o futuro Governo em Portugal continuará a desenvolver com o Governo brasileiro”, também na próxima Cimeira Brasil-Portugal, que está marcada para 2024 no Brasil.

Na sua opinião, os dois países partilham uma “relação com uma pauta extremamente ampla de temas, não há praticamente área nenhuma em que não haja contactos e interesse no aprofundamento desse relacionamento”.

“Seja na área da economia, seja em matéria de cooperação internacional, por exemplo a questão da língua portuguesa nas Nações Unidas” e o reforço da cooperação com países da CPLP, sublinhou.

O chefe da diplomacia portuguesa afirmou ter sentido na reunião com o seu homólogo brasileiro uma grande vontade recíproca para prosseguir “esta dinâmica extremamente positiva entre os dois países”.

 

MIM // MLL

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS