Reino Unido e Jordânia defendem pausa humanitária imediata em Gaza

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, e o Rei Abdullah II da Jordânia defenderam hoje num encontro em Londres uma “pausa humanitária imediata” na Faixa de Gaza para retirar reféns israelitas e prestar assistência aos palestinianos.

Reino Unido e Jordânia defendem pausa humanitária imediata em Gaza

“Os dois líderes discutiram a crise em Gaza e concordaram que era fundamental, como primeiro passo, garantir uma pausa humanitária imediata, para retirar os reféns e aumentar consideravelmente a ajuda”, revelou um porta-voz de Sunak.

O Chefe de Governo britânico elogiou os “esforços inovadores da Jordânia para fornecer ajuda vital a Gaza por via terrestre e aérea” e referiu os esforços de Londres para desbloquear o acesso à ajuda e aliviar a crise humanitária.

“O Reino Unido está profundamente preocupado com o impacto humanitário de qualquer ofensiva sobre os civis que se abrigam em Rafah”, disse Sunak, algo que também transmitiu hoje ao homólogo israelita, Benjamin Netanyahu, por telefone.

Sunak e o Rei Abdullah II discutiram também a importância de “desanuviar as tensões na Cisjordânia e de reforçar o papel da Autoridade Palestiniana para garantir a segurança e a prosperidade”.

BM // PDF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS