Putin diz que cerca de 30 países querem juntar-se aos BRICS

O Presidente russo disse hoje que cerca de três dezenas de países estão prontos para se juntarem aos BRICS, bloco de países de economias emergentes, “de uma forma ou de outra”, noticia a AFP.

Putin diz que cerca de 30 países querem juntar-se aos BRICS

Segundo aquela agência de notícias, o anúncio de Vladimir Putin foi feito numa mensagem para assinalar o início da presidência russa daquele grupo e surge depois de a Argentina ter recusado o convite para integrar os BRICS.

Putin garantiu que durante a presidência russa será tida em conta “a disponibilidade de muitos outros países, e há cerca de três dezenas deles, para se juntarem de uma forma ou de outra aos BRICS, à sua agenda”.

Sobre a adesão do Egito, do Irão, dos Emirados Árabes Unidos, da Arábia Saudita, da Etiópia e dos Emirados Árabes Unidos, que se juntam ao Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o chefe de Estado russo considerou que se “trata de uma demonstração convincente do prestígio crescente do grupo e do seu papel nos assuntos mundiais”.

O líder da Rússia garantiu ainda que os BRICS estão a atrair cada vez mais Estados que partilham o desejo de criar “uma ordem mundial multipolar e um modelo justo do sistema financeiro e comercial global” e que estão empenhados na “procura de soluções coletivas para os problemas mais prementes” da atualidade.

“Tomaremos todas as medidas possíveis para garantir que, preservando as tradições e guiados pela experiência acumulada pelo agrupamento nos anos anteriores, facilitemos a integração harmoniosa de novos participantes em todos os formatos das suas atividades”, cita a AFP.

JCR // FPA

Lusa/Fim

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS