PSD exige demissão de vereador em Viana do Castelo após integrar lista do Chega

A concelhia do PSD de Viana do Castelo exigiu, hoje, que Eduardo Teixeira se demita, imediatamente, das funções de vereador na Câmara local, por encabeçar como independente a lista do Chega às eleições legislativas antecipadas de 10 de março.

PSD exige demissão de vereador em Viana do Castelo após integrar lista do Chega

Eduardo Teixeira foi eleito vereador da Câmara de Viana do Castelo nas eleições legislativas de 2021, pela coligação PSD/CDS-PP. Em comunicado enviado às redações, a concelhia social-democrata, liderada por Orlando Antunes, refere que “o facto de Eduardo Teixeira encabeçar a lista de candidatos a deputados por outro partido, não é mais do que oportunismo e uma tentativa clara de sobrevivência política”.

Eduardo Teixeira revelou hoje à Lusa ter cancelado a militância para encabeçar como independente a lista do Chega às eleições legislativas antecipadas de 10 de março por este círculo eleitoral, mas escusou-se a esclarecer se irá continuar a exercer o mandato de vereador na Câmara de Viana do Castelo.

“Confirmada a integração de Eduardo Teixeira nas listas de outro partido torna-se insustentável para o PSD e incompreensível pelos vianenses que este continue no cargo de vereador”, sublinha a concelhia do PSD.

A concelhia do PSD refere que Eduardo Teixeira já não é militante do PSD desde última quinta-feira e lamenta que alguém que militou no PSD durante 32 anos, e que exerceu vários cargos, inclusivamente o de presidente da concelhia, não saiba os estatutos do partido, no que diz respeito aos deveres dos militantes, ou que deles faça a interpretação mais conveniente consoante a situação em que se encontra”.

Na última quinta-feira, o presidente da distrital do PSD exigiu que Eduardo Teixeira se demita de vereador na Câmara de Viana do Castelo e se desfilie do partido, depois de ter sido anunciado como candidato do Chega às legislativas por André Ventura.

“O Eduardo Teixeira deve, imediatamente, demitir-se de vereador na Câmara de Viana do Castelo para que outro membro do partido possa assumir o lugar na vereação. Também deve pedir a desfiliação do PSD”, afirmou Olegário Gonçalves.

Até agora, Eduardo Teixeira dividia com Paulo Vale a bancada do PSD na Câmara de Viana do Castelo, lugar que já tinha ocupado no mandato autárquico de 2013 a 2017.

Também na quinta-feira, a concelhia do PSD de Viana do Castelo anunciou a retirada, com efeitos imediatos, da confiança política a Eduardo Teixeira, por desrespeitar aquela estrutura política e manchar o nome do partido. Entre 2013 e 2017, Eduardo Teixeira, economista, foi deputado do PSD pelo círculo de Viana do Castelo.

Militante há cerca de 30 anos, Eduardo Teixeira liderou, durante vários anos, tanto a concelhia como a distrital do partido e desempenhou funções em órgãos nacionais.

Em 2013 e 2021 concorreu, pelo PSD, como cabeça de lista à presidência da Câmara de Viana do Castelo e das duas vezes perdeu para o socialista José Maria Costa, atual secretário de Estado do Mar.

Impala Instagram


RELACIONADOS