PSD exige conhecer resultado do inquérito sobre segurança do Túnel do Marão

PSD exigiu conhecer os resultados do inquérito aos casos de viaturas ardidas no verão passado no Túnel do Marão

PSD exige conhecer resultado do inquérito sobre segurança do Túnel do Marão

O PSD exigiu esta quarta-feira conhecer os resultados do inquérito aos casos de viaturas ardidas no verão passado no Túnel do Marão, acusando o Governo de estar a “brincar com a segurança” dos utilizadores desta infraestrutura.

“Oito meses depois do Governo ter mandado instaurar um inquérito aos acontecimentos de junho passado no Túnel do Marão, o país, o parlamento, ainda não conhecem os resultados desse inquérito nem as recomendações que o Governo diz ter em seu poder”, afirmou o vice-presidente da bancada do PSD Luís Leite Ramos, em declarações aos jornalistas no parlamento.

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas garantiu hoje que o Túnel do Marão é uma “infraestrutura segura” e anunciou que até ao final de março serão implementadas as conclusões retiradas após os incidentes de junho e agosto de 2017.

“A declaração de hoje do ministro não nos satisfaz, continuamos a brincar com a segurança das pessoas e dos utilizadores do Túnel do Marão. Não nos calaremos enquanto o Governo não disponibilizar esse inquérito e não pudermos ver preto no branco as suas conclusões e recomendações”, insistiu Luís Leite Ramos.

De acordo com o deputado social-democrata, desde janeiro que o Governo diz ter em seu poder os resultados desse inquérito, até agora não divulgados.

“No terreno, junto das corporações de bombeiros e da Proteção Civil, continua-se a aguardar os resultados do inquérito e medidas concretas para dar mais competências, mais qualificações aos corpos e bombeiros e mais meios às equipas no terreno”, disse.

Na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, o ministro Pedro Marques sublinhou hoje a segurança do local, mas indicou que devido “obviamente à natureza dos eventos” decorreu uma auditoria às condições de segurança.

Já este mês, disse, foi assinado um despacho para a implementação “até ao final de março de elementos decorrentes” do trabalho de avaliação, assim como será realizado um simulacro no túnel.

“Seguimos integralmente as conclusões” técnicas depois do incidente, garantiu o ministro, que afirmou que serão feitos “todos os simulacros necessários para que as populações sintam a segurança” do túnel.

Em 11 de junho de 2017 ardeu um autocarro que transportava 20 passageiros e no dia 08 de agosto um automóvel, não se tendo verificado, em nenhum dos casos, vítimas.

LEIA MAIS: Governo diz que está assegurada a segurança no Túnel do Marão

Contudo, a infraestrutura ficou fechada ao trânsito por diferentes períodos de tempo.

O Túnel do Marão, que liga Amarante, no distrito do Porto, a Vila Real, abriu em maio de 2016 e tem duas galerias gémeas, cada uma com duas faixas de rodagem e com um comprimento de 5.665 metros.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS