Protestos dos agricultores e guerra na Ucrânia em debate na próxima sessão do Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu reúne-se, a partir de segunda-feira, com uma agenda marcada pelos debates sobre os recentes protestos dos agricultores em vários Estados-membros da União Europeia e a ajuda à Ucrânia em vésperas da guerra cumprir dois anos.

Protestos dos agricultores e guerra na Ucrânia em debate na próxima sessão do Parlamento Europeu

Na quarta-feira, em Estrasburgo (França), os eurodeputados vão debater com o Conselho da União Europeia (UE) e o executivo comunitário as respostas às exigências dos agricultores, incluindo a de melhores rendimentos, no contexto dos recentes protestos em vários Estados-membros, incluindo Portugal.

Os agricultores exigem uma maior flexibilização da política agrícola comum e mais apoios para o setor, contestando ainda a imposição de políticas ambientais.

No dia anterior, na terça-feira, as atenções do hemiciclo estarão voltadas para a Ucrânia, quando faltam poucas semanas do conflito, iniciado pela invasão russa em 24 de fevereiro de 2022, cumprir dois anos.

A presidência semestral belga do Conselho da UE e a Comissão Europeia estarão representadas na sessão plenária para debater com o Parlamento Europeu sobre o apoio à Ucrânia, país que conseguiu estatuto de candidato ao bloco europeu em junho de 2023.

A ajuda da UE à Ucrânia será também abordada, na terça-feira, no debate sobre os resultados do Conselho Europeu extraordinário de 01 de fevereiro, no qual os líderes europeus aprovaram uma ajuda macrofinanceira de 50 mil milhões de euros ao país, para o período 2024-2027.

As alegadas tentativas de ingerência russa nos processos democráticos da UE é outro tema que será abordado na sessão, à luz das recentes notícias sobre uma partilha de informações por parte de uma eurodeputada com o serviço de segurança russo.

IG // SCA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS