Programa de rescisões da Global Media Group termina na quarta-feira

O programa de rescisões na Global Media Group (GMG), que detém a TSF e o Jornal de Notícias, entre outros, termina na próxima quarta-feira, 20 de dezembro, confirmou hoje à Lusa fonte oficial da administração.

Programa de rescisões da Global Media Group termina na quarta-feira

No dia 06 de dezembro, em comunicado interno, a Comissão Executiva da GMG, liderada por José Paulo Fafe, anunciou que iria negociar com caráter de urgência rescisões com 150 a 200 trabalhadores e avançar com uma reestruturação que disse ser necessária para evitar “a mais do que previsível falência do grupo”.

Contactada hoje pela Lusa, fonte oficial da administração confirmou que o programa de rescisões voluntárias vai “até dia 20 de dezembro”.

A demissão do diretor do Dinheiro Vivo (DV), Bruno Contreiras Mateus, em 14 de dezembro, aumentou para 11 o número de demissões em cargos de direção no grupo, juntamente com as cinco do Jornal de Notícias (JN), duas no jornal desportivo O Jogo e três, em 12 de dezembro, na TSF.

No domingo, os trabalhadores do JN, cujos despedimentos afetarão cerca de 40 pessoas, garantiram que vão recorrer a todos os meios legais e judiciais para defender os seus direitos. No caso da TSF, o número de postos afetados ronda os 30.

Entretanto, o Sindicato dos Jornalistas (SJ) fez uma exposição à Inspetora Geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), solicitando a intervenção da entidade na fiscalização de “várias irregularidades” no grupo de media, que detém ainda o Diário de Notícias (DN), entre outros títulos.

Na semana passada, a equipa da Evasões notificou a direção da revista de que vai cessar a produção de trabalhos até que os colaboradores recebam os pagamentos em atraso.

Entretanto, na sexta-feira, 15 de dezembro, a administração da GMG informou que o Banco Atlântico Europa suspendeu o acesso à conta e reteve as receitas da Vasp, “invocando o impacto mediático” da reestruturação, o que impediu o pagamento aos prestadores de serviços.

Num comunicado a que a Lusa teve acesso, a Comissão Executiva da GMG adiantava que estava “a envidar as diligências necessárias para que os pagamentos em falta sejam efetuados já no decorrer da próxima semana”.

ALU/(ALN/SVF) // EA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS