Presidentes de Moçambique e Zimbabué querem reforçar cooperação económica

Os presidentes de Moçambique, Filipe Nyusi, e do Zimbabué, Emmerson Mnangagwa, defenderam hoje em Maputo um novo patamar na cooperação económica bilateral, assinalando que as relações entre os dois estados devem gerar resultados em prol das populações

Presidentes de Moçambique e Zimbabué querem reforçar cooperação económica

Os presidentes de Moçambique, Filipe Nyusi, e do Zimbabué, Emmerson Mnangagwa, defenderam hoje em Maputo um novo patamar na cooperação económica bilateral, assinalando que as relações entre os dois estados devem gerar resultados em prol das populações.

Nyusi e Mnangagwa advogaram a necessidade de um salto na cooperação bilateral, durante a visita de trabalho que o chefe de Estado do Zimbabué realizou hoje a Moçambique, a primeira desde que assumiu funções na sequência da destituição de Robert Mugabe, em novembro.

“Queremos que as nossas relações comerciais evoluam e se coloquem ao nível da excelência das nossas relações políticas e diplomáticas”, declarou o chefe de Estado moçambicano, falando durante o almoço que ofereceu ao seu homólogo do Zimbabué.

Para permitir que o país vizinho aproveite o potencial de Moçambique na ligação ao mar, prosseguiu Filipe Nyusi, estão em curso investimentos nas infraestruturas, nomeadamente, estradas, portos e caminhos de ferro.

“Moçambique continua a ser um parceiro e uma aposta segura e viável para o desenvolvimento socioeconómico do Zimbabué”, destacou.

Filipe Nyusi assinalou que o seu país quer continuar a ser uma fonte energética segura e previsível para a economia do Zimbabué, fornecendo eletricidade fiável e de qualidade

Por seu turno, Emerson Mnangagwa destacou que os dois países são aliados naturais, pela sua proximidade geográfica e laços históricos, demonstrados pelo fato de figuras da luta pela independência do Zimbabué, incluindo o atual chefe de Estado e o seu antecessor, Robert Mugabe, terem vivido em Moçambique.

“Reafirmo a prontidão do Zimbabué para o aprofundamento e o alargamento das relações bilaterais, através da consolidação e expansão das oportunidades de cooperação”, afirmou o chefe de Estado do Zimbabué.

Emmerson Mnangagwa defendeu que cooperação bilateral deve gerar benefícios para os dois países, exortando os governos a empenharem-se na implementação dos acordos bilaterais.

“Não queremos que a prestação dos ministros fique aquém das obrigações assumidas nos acordos, boas decisões não implementadas é filosofia do passado”, declarou.

Emmerson Mnangagwa afirmou que a visita a Moçambique insere-se num périplo pelos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), os quais pretende informar sobre a situação política no Zimbabué, no contexto da destituição de Robert Mugabe, na sequência de uma intervenção militar no país.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS