Presidente palestiniano alerta para risco de saída forçada do povo de Gaza

O presidente da Autoridade Palestiniana alertou hoje o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, para o risco de saída forçada do povo palestiniano de Gaza e da Cisjordânia, e afirmou que não permitirá que aconteça.

Presidente palestiniano alerta para risco de saída forçada do povo de Gaza

“O presidente [Mahmud] Abbas alertou para o perigo das medidas tomadas pelas autoridades de ocupação israelitas destinadas a deslocar o povo palestiniano da Faixa de Gaza ou da Cisjordânia, incluindo Jerusalém”, relatou a agência oficial palestiniana Wafa.

A agência referia-se a medidas “que foram reveladas por declarações emitidas por ministros e funcionários israelitas, apelando à expulsão do povo palestiniano da sua terra”.

“Não permitiremos que isso aconteça”, disse Abbas a Blinken, segundo a mesma fonte, citada pela agência espanhola EFE.

Blinken encontrou-se com Abbas em Ramallah depois de se ter reunido com dirigentes israelitas, incluindo o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, na terça-feira.

Antes de chegar a Israel e à Cisjordânia, Blinken visitou Grécia, Turquia, Jordânia, Qatar e Emirados Árabes Unidos, no âmbito de contactos para tentar evitar uma escalada da guerra na Faixa de Gaza.

Está prevista uma visita ao Egito, que serve de mediador entre Israel e o Hamas, e ao Bahrein.

Alguns meios de comunicação social sugeriram que poderá também visitar Beirute, numa tentativa de evitar que a guerra se expanda para uma segunda frente na fronteira entre o Líbano e Israel.

Desde o início da guerra entre Israel e o grupo islamita palestiniano Hamas, em 07 de outubro, a fronteira israelo-libanesa está a viver a maior troca de tiros desde 2006.

Mais de 200 pessoas morreram na zona em três meses de hostilidades, segundo as duas partes.

PNG // SCA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS