PR timorense defende fortalecimento da Marinha para garantir segurança marítima

O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, defendeu hoje o reforço da cooperação regional com a componente naval das Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL) para garantir a segurança marítima e proteção dos recursos marinhos do país.

PR timorense defende fortalecimento da Marinha para garantir segurança marítima

José Ramos-Horta falava em Hera, nos arredores da capital timorense, no âmbito da celebração do 22º aniversário da Componente Naval das F-FDTL.

“Precisamos reforçar a cooperação regional, um fator essencial para enfrentar ameaças marítimas como a pirataria, contrabando, tráfico humano, de armas e drogas”, o chefe de Estado timorense.

Para o Presidente, é também necessário “encorajar” a realização de “exercícios conjuntos” e a partilha de informações para superar a “escassez de recursos”, quer financeiros, quer técnicos e humanos no país.

“É necessário envolver as comunidades em estratégias de segurança marítima como um fator principal de sucesso. Precisamos de criar grupos de vigilância comunitária e campanhas de consciencialização” para garantir a proteção ambiental marinha, disse.

José Ramos-Horta destacou também que a economia azul “representa uma grande potência para Timor-Leste e a componente naval é um ator chave” no trabalho conjunto com autoridades marítimas e agências ambientais para a sua promoção e proteger o património marinho.

O chefe de Estado defendeu a utilização de novas tecnologias, nomeadamente drones e sistemas de monitorização em tempo real via satélite, para segurança marítima e respostas rápidas em casos de emergência no mar.

“Solicitamos o estabelecimento de uma nova iniciativa de cooperação público-privada com nações amigas ou empresas, que possam aproveitar os nossos recursos humanos para criar uma plataforma regional em Timor-Leste para a manutenção e reparação de equipamentos navais”, afirmou.

O Presidente de Timor-Leste disse também que o país está comprometido em garantir que a componente naval das Forças de Defesa “contribua para o desenvolvimento sustentável e para um mar seguro”.

MSE // VQ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS