PR de Timor-Leste vai falar com PM sobre condenação de embaixador para Indonésia

O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, disse hoje que vai falar com o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, sobre a condenação a prisão do recentemente nomeado embaixador do país para a Indonésia, António Conceição.

PR de Timor-Leste vai falar com PM sobre condenação de embaixador para Indonésia

“Não vou responder aqui, acabo de chegar. Aconteceu durante a minha ausência. Vou conversar com o senhor primeiro-ministro, com o interessado, o doutor António Conceição, o embaixador designado, e vamos ver o que fazer daqui para a frente”, disse o chefe de Estado, quando questionado pela Lusa sobre o assunto.

O Presidente timorense falava aos jornalistas no aeroporto internacional Presidente Nicolau Lobato, após regressar da Índia, onde foi participar numa conferência.

O antigo ministro do Comércio e Indústria de Timor-Leste António Conceição, nomeado recentemente embaixador na Indonésia, foi condenado, na segunda-feira, a cinco anos de prisão por participação económica em negócio.

O advogado de defesa de António Conceição disse que vai recorrer da decisão.

O tribunal considerou que o antigo ministro favoreceu uma empresa num concurso público, lesando o Estado timorense, num processo que remonta a 2015.

António Conceição, do Partido Democrático, foi ministro do Comércio e Indústria e da Educação e foi eleito deputado nas últimas eleições legislativas.

Em dezembro, foi nomeado embaixador na Indonésia pelo Presidente timorense, José Ramos-Horta.

MSE // SB

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS