Portugal e Singapura querem apoiar Timor-Leste na adesão à ASEAN

Portugal e Singapura comprometeram-se hoje a desenvolver programas conjuntos para ajudar Timor-Leste na adesão à Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), disseram em Lisboa os respetivos chefes da diplomacia.

Portugal e Singapura querem apoiar Timor-Leste na adesão à ASEAN

“Estamos ansiosos que Timor-Leste possa juntar-se à ASEAN como um parceiro igual e forte. Singapura está muito comprometida em trabalhar e a ajudar Timor-Leste a erguer a sua capacidade”, afirmou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) de Singapura, durante a sessão “Diálogo sobre a Ásia”, no segundo e último dia do Seminário Diplomático, que reúne anualmente embaixadores e chefes de missão portugueses.

Vivian Balakrishnan ilustrou que Timor-Leste tem “um grande desafio” no processo: o país tem de assinar e cumprir 67 acordos centrais da organização regional.

“Temos um programa especial para ajudar a criar capacidade de Timor-Leste e dos burocratas”, afirmou.

O chefe da diplomacia de Singapura desafiou depois o seu homólogo português a cooperar no apoio a Timor-Leste.

“Se eu puder ser indelicado, vocês têm a responsabilidade de ajudar”, disse Vivian Balakrishnan, com João Gomes Cravinho a responder: “Ficamos felizes de exercer esta responsabilidade histórica que temos e é fantástico ter um parceiro como Singapura neste processo”.

O MNE de Singapura sugeriu que os dois países podem “gerir programas conjuntos para aumentar a capacidade de Timor-Leste”, recordando que Portugal tem a vantagem de partilhar a mesma língua.

“Espero que possamos concordar: vamos comprometer-nos a ajudar os nossos irmãos e irmãs em Timor-Leste a erguer-se e a juntar-se à ASEAN como membros inteiros”, insistiu.

Balakrishnan invocou depois os “bons amigos” e “líderes pioneiros” de Timor-Leste, como Xanana Gusmão, atual primeiro-ministro, e José Ramos-Horta, atual Presidente.

“É a última hipótese de estes líderes fundadores porem de parte a política, implementarem as melhores medidas e alcançarem o crescimento económico e o emprego que Timor-Leste merece”, salientou.

Gomes Cravinho declarou que Portugal “tem todo o interesse em trabalhar conjuntamente com Singapura”, salientando que a adesão de Timor-Leste à ASEAN “é uma questão de prosperidade e de estabilidade a longo prazo” para este país lusófono.

Vivian Balakrishnan, que, em dezembro passado, visitou o Brasil, revelou ter feito o mesmo pedido às autoridades brasileiras, dada a questão da língua.

A ASEAN aprovou, no ano passado, um “roteiro para a adesão plena” de Timor-Leste à ASEAN, que exige o cumprimento de um conjunto de critérios e marcos, em aspetos tão diversos como acordos e tratados, missões diplomáticas, infraestruturas e compromissos financeiros.

JH (ASP) // MLL

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS