Portas, Moedas, Leonor Beleza e Cecília Meireles participam em convenção da AD

O antigo líder do CDS-PP Paulo Portas, o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, a antiga ministra Leonor Beleza a ex-deputada democrata-cristã Cecília Meireles são alguns dos oradores da convenção da AD, que se realiza no domingo.

Portas, Moedas, Leonor Beleza e Cecília Meireles participam em convenção da AD

De acordo com a nota à imprensa, a Aliança Democrática (coligação que juntará nas legislativas de 10 de março PSD, CDS-PP e PPM) organiza no próximo domingo “a Convenção por Portugal”, no auditório do Centro de Congressos do Estoril (Lisboa).

O líder do CDS-PP, Nuno Melo, falará na fase inicial dos trabalhos, pelas 11:00, e o do PSD, Luís Montenegro, no encerramento, previsto para as 18:00, não constando do programa a presença do presidente do PPM, Gonçalo da Câmara Pereira, numa iniciativa que terá como oradores vários cabeças de lista e candidatos a deputados pela AD.

“A AD juntará como oradores na Convenção um conjunto de personalidades independentes e partidárias com o objetivo principal: mais do que um projeto partidário, este é um projeto de governo”, refere a nota à imprensa.

Pedro Reis, coordenador Movimento Acreditar – plataforma de discussão do PSD com a sociedade civil que arrancou em janeiro de 2023 e já previa uma grande convenção antes das europeias — fará a abertura da iniciativa, pelas 10:45, seguindo-se Nuno Melo e o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras.

Liliana Reis, professora universitária e uma das cinco cabeças de lista independentes da AD (por Castelo Branco), será também oradora, seguida do secretário Regional do Mar e Pescas dos Açores, Humberto Lopes São João, e do antigo secretário de Estado do PSD e advogado José Eduardo Martins.

Paulo Carmona, presidente do Fórum de Administradores e Gestores de Empresas, Catarina Castro, analista de mercados, e Hugo Vilares, professor universitário, antecedem uma das intervenções mais aguardadas, a do antigo vice-primeiro-ministro e ex-líder do CDS-PP Paulo Portas, prevista para as 13:00.

A tarde da convenção começará com uma intervenção de João Marques Almeida, consultor em riscos políticos e geopolíticos e assuntos europeus, seguindo-se mais dois nomes fortes das listas da AD: Ana Paula Martins, ex-bastonária da Ordem dos Farmacêuticos e antiga vice-presidente de Rui Rio — que será número três por Lisboa — e Eduardo Oliveira e Sousa, ex-presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal e cabeça de lista por Santarém.

Os cabeças de lista por Coimbra, Rita Júdice, Viana do Castelo, José Pedro Aguiar-Branco, os candidatos pelo Porto Alexandre Homem Cristo e Ana Gabriela Cabilhas, ambos ligados à educação, o médico Pedro Strecht, o escritor Francisco José Viegas e o maestro Rui Massena irão também intervir durante a tarde.

Na reta final do evento, estão previstas intervenções da advogada e antiga deputada do CDS-PP Cecília Meireles — que não integra as listas da AD –, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e da presidente da Fundação Champalimaud e antiga ministra da Saúde, Leonor Beleza.

A convenção será encerrada por Luís Montenegro, presidente do PSD e que encabeça a lista da AD por Lisboa.

A AD já foi apresentada numa iniciativa pública no Porto, em 07 de janeiro, mas apenas com discursos dos três líderes dos partidos que a integram.

Na segunda-feira passada, PSD e CDS-PP aprovaram as suas listas de candidatos a deputados com vista às legislativas antecipadas de 10 de março.

SMA // PC

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS