Passe Navegante gratuito para todos os estudantes até 23 anos a partir de janeiro

O passe de transportes públicos Navegante passa em janeiro a ser gratuito para todos os estudantes até aos 23 anos e pode ser carregado já a partir de hoje, anunciou a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML).

Passe Navegante gratuito para todos os estudantes até 23 anos a partir de janeiro

O passe Navegante metropolitano permite viajar em toda a Área Metropolitana de Lisboa (AML) e a sua gratuitidade para os estudantes até aos 23 anos ainda não era aplicada. A Câmara de Lisboa possibilitava já a gratuitidade do Navegante municipal para jovens estudantes residentes na capital.

De acordo com a TML, os atuais detentores do passe Navegante 4_18 ou sub-23 precisam de carregar o seu passe mensal, à semelhança do que acontecia, podendo faze-lo já a partir de hoje, “mas desta feita sem os custos para os utilizadores”.

“Este carregamento já está disponível em toda a rede existente dos operadores de transporte na Área Metropolitana de Lisboa e rede Navegante Payshop”, pode ler-se na nota da transportadora.

A TML já havia anunciado que os passes Navegante iriam manter o preço em 2024.

A empresa sublinhou que, desde a sua criação, em 01 de abril de 2019, o Navegante — utilizável em todas as empresas de serviço público de transporte regular de passageiros nos 18 municípios da AML – não sofreu alterações de preço em 2024.

Conforme previsto no Relatório do Orçamento do Estado 2024, este congelamento de preços torna possível, no próximo ano, continuar a efetuar deslocações em todos os operadores de transporte com o Navegante pagando os preços habituais: 30 euros para o Navegante municipal (deslocações dentro de um só município) e 40 euros para o Navegante metropolitano (nos 18 municípios da AML).

Continuam igualmente em vigor os descontos previstos nos títulos Navegante família e +65, mantendo-se a gratuitidade do Navegante 12.

Por decisão da Área Metropolitana de Lisboa, também os tarifários ocasionais válidos na Carris Metropolitana (serviço rodoviário) não sofrerão alterações no próximo ano, mantendo o valor que vigorava à data do seu lançamento, em junho de 2022.

(CORRIGE A INFORMAÇÃO SOBRE O PASSE NAVEGANTE QUE ERA ATÉ AGORA GRATUITO PARA ESTUDANTES: O NAVEGANTE MUNICIPAL EM LISBOA E NÃO O METROPOLITANO)

RCP (SO) // ROC

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS