Parlamento alemão rejeita entrega de mísseis Taurus a Kiev

O Parlamento alemão rejeitou hoje uma moção da oposição para entregar mísseis de cruzeiro Taurus à Ucrânia, depois de o chanceler, Olaf Scholz, ter recusado esta transferência alegando receios de uso contra território russo.

Parlamento alemão rejeita entrega de mísseis Taurus a Kiev

A iniciativa da moção, promovida pelos conservadores, obteve apenas 180 votos a favor e foi reprovada com 480 votos contra.

O líder da União Democrata Cristã (CDU), Friedrich Merz, pediu aos parceiros da coligação que apoia o Governo para enfrentarem a posição de Scholz nesta questão e apoiarem a moção, argumentando que a iniciativa permitiria a entrega de sistemas de longo alcance, fundamentais para as aspirações de guerra de Kiev.

“A Ucrânia continua a não receber todo o material militar de que precisa urgentemente para se defender de forma eficaz da agressão russa”, defendeu Merz, que não conseguiu convencer os partidos que compõem a coligação tripartida que apoia Scholz.

O Governo ucraniano solicitou formalmente o sistema Taurus alemão, em maio de 2023.

Este tipo de míssil pode atingir alvos localizados a 500 quilómetros de distância com grande precisão, razão pela qual, em outubro passado, Scholz optou por rejeitar o seu envio para a Ucrânia, alegando que ele poderia vir a ser utilizado contra território russo, contribuindo para o aumento da tensão na Europa de Leste.

RJP // NS

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS