Paquistão acusa Irão pela morte de duas crianças em ataque aéreo

O Paquistão responsabilizou o Irão pela morte de duas “crianças inocentes” e por três feridos num ataque hoje realizado no país, que, segundo Islamabade, constitui uma “violação não provocada” do seu espaço aéreo.

Paquistão acusa Irão pela morte de duas crianças em ataque aéreo

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros paquistanês confirma o ataque contra posições alegadamente ‘jihadistas’ e que tinha sido anunciado inicialmente por órgãos estatais iranianos em notícias posteriormente retiradas, de acordo com a agência Associated Press

“Esta violação da soberania do Paquistão é completamente inaceitável e pode ter consequências graves”, alertou a diplomacia de Islamabade.

O Irão atacou hoje posições no Paquistão que afirma serem bases do grupo ‘jihadista’ Jaish al-Adl (“Exército da Justiça”, em árabe), avançou inicialmente a agência iraniana IRNA, que indicou a utilização de mísseis e ‘drones’ (aeronaves não tripuladas) nesta ofensiva.

O grupo ‘jihadista’ tem reivindicado vários ataques e atentados na província do Sistão-Baluchistão, uma das mais pobres do Irão junto à fronteira com o Paquistão.

A região é palco de frequentes confrontos entre as forças de segurança, por um lado, e os rebeldes da minoria baluchi, grupos radicais sunitas e traficantes de droga, por outro.

Este ataque aumenta ainda mais as tensões no Médio Oriente após o início da guerra entre Israel e o movimento palestiniano Hamas na Faixa de Gaza, em 07 de outubro, e das investidas de um grupo de países ocidentais, liderados por Estados Unidos e Reino Unido, contra posições dos rebeldes Huthis do Iémen para manter a segurança da navegação comercial no Mar Vermelho.

Formado em 2012 por antigos membros de uma organização sunita radical, o grupo Jaish al-Adl ficou conhecido por ter reivindicado a responsabilidade pelo rapto de 12 polícias e soldados iranianos em outubro de 2018.

Na noite de segunda-feira, o Irão disparou mísseis contra o norte da Síria e Iraque visando o grupo Estado Islâmico. Entre os seus alvos, a Guarda Revolucionária iraniana reivindicou um ataque à suposta sede da Mossad, a agência de informações israelita, na região curda do Iraque.

O Iraque classificou hoje os ataques, que mataram vários civis, como uma “violação flagrante” da sua soberania e chamou de volta o seu embaixador em Teerão.

HB (JSD/DMC) // PDF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS