PAM anuncia chegada à Faixa de Gaza de 750 toneladas de ajuda alimentar

O Programa Alimentar Mundial (PAM) anunciou hoje a chegada à Faixa de Gaza de uma coluna rodoviária com ajuda humanitária, a primeira proveniente da Jordânia desde o início da guerra entre Israel e o Hamas em 07 de outubro.

PAM anuncia chegada à Faixa de Gaza de 750 toneladas de ajuda alimentar

Esta coluna de 46 camiões, organizada pelo PAM e a JHCO, uma organização não-governamental (ONG) jordana, transporta 750 toneladas de ajuda alimentar e necessitou de “semanas de coordenação com todas as partes”, transitando pelo posto fronteiriço de Kerem Shalom, indicou em comunicado a agência da ONU.

“O estabelecimento de um corredor através da Jordânia aumentará o fluxo de ajuda (…). Isso vai permitir-nos assegurar desde agora a ajuda e garantir mais camiões na estrada”, declarou Samer AbdelJaber, representante do PAM na Palestina, citado no comunicado.

“Estamos muito reconhecidos a todos os que tornaram isto possível. Trata-se de uma etapa prometedora e que, esperamos, permita um acesso mais duradouro e amplo para aceder às pessoas em Gaza, e mais rapidamente”, acrescentou.

Na passada sexta-feira Israel aprovou o envio temporário de ajuda à Faixa de Gaza através do seu posto fronteiriço de Querem Shalom, permitindo uma nova rota de fornecimentos após semanas de pressão.

“A entrega de alimentos desde a Jordânia para Gaza através do posto fronteiriço de Kerem Shalom aumentará a quantidade e rapidez das entregas de alimentos na Faixa de Gaza, e quando milhões de pessoas arriscam a fome”, concluiu o PAM.

A recente guerra entre Israel e o Hamas foi desencadeada após um ataque sem precedentes do movimento islamita palestiniano em território israelita em 07 de outubro.

No total, 1.140 pessoas, na maioria civis, foram mortas nesse dia, segundo uma contagem da agência notociosa AFP a partir dos últimos números oficiais israelitas.

Em represália, Israel, que prometeu destruir o movimento islamita, bombardeia desde 07 de outubro a Faixa de Gaza, onde segundo o governo local do Hamas já foram mortas cerca de 19.670 pessoas, na maioria civis.

PCR // APN

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS