Opositor russo Alexey Navalny morreu na prisão

O líder da oposição russa, Alexey Navalny, morreu na prisão, noticiou hoje a agência russa TASS.

Opositor russo Alexey Navalny morreu na prisão

O líder da oposição russa, Alexey Navalny, morreu na prisão, noticiou hoje a agência russa TASS. As causas da morte de Navalny estão a ser apuradas, segundo o Serviço Penitenciário Federal da região autónoma de Yamal-Nenets.

João Gomes Cravinhores ponsabiliza Putin pela morte de Navalny

Navalny, de 47 anos, era o principal opositor do regime do Presidente russo, Vladimir Putin, e cumpria uma pena de prisão. “Putin, que exerceu o seu poder arbitrário prendendo-o em circunstâncias cada vez mais draconianas, é responsável pela sua morte” escreveu João Gomes Cravinho na rede social X (antigo Twitter).

Navalny morreu hoje, aos 47 anos, numa colónia penal no Ártico, para onde tinha sido transferido em dezembro, depois de ter estado numa prisão na região de Vladimir, a menos de 200 quilómetros de Moscovo.

A notícia foi divulgada pelos serviços prisionais da Rússia, mas a equipa de Navalny ainda não confirmou a morte do dissidente. “Presto homenagem a Alexei Navalny, que resistiu ao regime de Putin e lutou pela democracia na Rússia”, acrescentou, na sua mensagem, o MNE português, que apresentou condolências à família e ao povo russo.

Impala Instagram


RELACIONADOS